Você pode obter rapidamente os dados de 5 minutos referentes ao fluxo em raios X detectado pelo GOES, na página de Recursos sobre o Clima Espacial. A linha VERMELHA indica o nível de atividade solar que vai afetar a Terra.
Raios X são emitidos continuamente pelo Sol. A detecção de um aumento significativo na intensidade destes raios X pode fornecer um aviso de alerta antecipado da ocorrência de uma tempestade solar. Dois satélites GOES mantêm um registro da emissão em raios X solar, GOES 10 e GOES 12. Entretanto, os dados raios X do GOES 12 são bons indicadores de que uma tempestade solar está provavelmente se dirigindo para a Terra e devem ser usados para verificar os dados dos estudantes obtidos a partir do Rádio JOVE. Quando observando os dados no Gráfico Raios X de 5 min do GOES, a linha vermelha do GOES 12 é o gráfico que desejamos utilizar.
Os cientistas vêm desenvolvendo um sistema simples de classificação para esta atividade solar em raios X. Eles criaram cinco níveis de atividade: A, B, C, M e X.
Isto faz com que um evento X seja 10000 vezes mais forte do que um A. Além disso, cada nível pode ser classificado de 1.0 até 9.9. Isto significaa que você poderia ter um evento C2.3, ou um B7.9 ou um M6.5. Embora X seja o nível mais elevado de atividade, os números não terminam em X9.9. Em 28 de Outubro de 2003 ocorreu uma fulguração X17.2 seguida após vários dias por uma fulguração X28 (esta última foi tão forte que era difícil até mesmo medí-la). Estas foram as maiores fulgurações já medidas. Lembre-se de que geralmente uma tempestade solar demora 3 dias para atingir a Terra. A tempestade de 2003 entretanto demorou somente 19 horas!
Usando a escala de atividade solar em raios X (A, B, C, M e X) no lado direito do gráfico, você pode determinar não somente a potência da tempestade solar mas também o potencial de visualização de Auroras!
A imagem-exemplo abaixo mostra um gráfico raios X do GOES para as tempestades solares que ocorreram em 27 e 28 de Maio de 2003. Ela também mostra que a atividade solar normal estava dentro do nível B. Ocorreram 6 fulgurações nos níveis C alto ou baixo M entre 26 e 27 de Maio. Então, em 27 de Maio e um pouco depois em 28 de Maio duas fulgurações na classe X irromperam. Imagens do SOHO mostraram que ambas produziram ejeções coronais de massa (ECM) na direção da Terra. Estas ECMs perturbaram a magnetosfera da Terra significativamente e produziram auroras tão ao sul nos Estados Unidos quanto no Estado da Virgínia. Em geral, você deve prestar atenção às fulgurações nos níveis M e X.

ESTA IMAGEM NÃO CORRESPONDE A DADOS AO VIVO
Os tutoriais acima complementam os flip charts e planilhas de dados disponíveis para download.