NASA Logo, National Aeronautics and Space Administration

National Aeronautics and Space Administration

Goddard Space Flight Center

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Regiões das Manchas Solares

Tutorial: Imageamento no Ultravioleta Extremo

Acima: Imagem do Telescópio Imageador no Ultravioleta Extremo (EIT) do Sol, a partir do Satélite SOHO. A imagem acima não corresponde a dados ao vivo.

Obtendo os Dados

A maneira mais fácil de visualizar esta imagem é abrindo o Visualizador do Clima Espacial. Na Seção "IMAGENS" selecionar "O Sol" no menu. Observe as 4 primeiras imagens chamadas "Imagem no Ultravioleta Extremo (EIT 171, 195, 284, 304)". Não esqueça de ampliar e deslocar a imagem para o parte central superior para ver a data e hora exatas da imagem.

Sobre os Dados

As quatro primeiras imagens mostram imagens obtidas com o instrumento EIT (Extreme Ultraviolet Imaging Telescope, Telescópio de Imageamento no Ultravioleta Extremo) na sonda SOHO. O EIT usa filtros para permitir que a câmera grave apenas alguns tipos particulares de luz ultravioleta. A luz ultravioleta é invisível para os nossos olhos e não tem uma cor como nós conhecemos. Estas imagens são artificialmente coloridas para ajudar os cientistas a saber que filtro foi usado. Assim como no espectro eletromagnético visível a cor vermelha possui o comprimento de onda mais longo e a cor azul possui o menor comprimento, com o amarelo e o verde possuindo comprimentos de onda intermediários, as cores das imagens obtidas com o EIT foram escolhidas de forma que o comprimento de onda mais longo pareça avermelhado e o mais curto azulado.

As manchas claras nestas imagens nos dizem que há bastante luz ultravioleta deste tipo sendo emitida. As regiões escuras mostram pouca atividade. Você deve comparar estas quatro imagens do EIT umas com as outras e com as imagens do SOHO MDI que mostram onde as manchas solares estão localizadas. Tente determinar se as regiões ativas (manchas claras) nas imagens do EIT ocorrem próximas às manchas solares. Use a Terra na caixa do canto direito inferior para ajudar a determinar o tamanho da área que contém as manchas claras, comparando esta área com o tamanho da Terra.

Dicas de Navegação

Em certo momentos estas imagens vão estar inativas devido ao processo de recalibração do instrumento e você verá as palavras "CCD BAKEOUT" sobre as imagens do EIT. Quando isto acontece, dirija-se para a imagem chamada "Explorador das Regiões de Transição e Coronal". É importante notar que estas imagens são atualizadas a cada duas horas. Entretanto, nem todas as imagens são atualizadas ao mesmo tempo. Isto significa que uma imagem pode ter sido obtida algumas horas antes ou depois das outras. Você pode fazer o download das imagens completas e salvá-las clicando no botão "Salvar" no canto inferior direito do visualizador.

Você pode usar os controles abaixo da caixa grande no canto direito para ampliar e deslocar a imagem. Estes recursos permitem que você veja o Sol em maior detalhe. Algunas regiões pequenas inativas podem não ser visíveis até que você faça o zoom. A escala embaixo da caixa à direita compara o tamanho da Terra com a imagem. Quando você clicar em qualquer imagem no visualizador ela vai aparecer na caixa grande à direita, permitindo-lhe examinar cada imagem em mais detalhe.