
Acima: Esta imagem ilustrativa mostra um clássico "evento de halo", assim chamado porque a área circular nas bordas do fulguração parece formar uma espécie de halo ao redor do Sol. Isto pode indicar que uma tempestade está vindo na direção da Terra. A imagem acima não corresponde a dados ao vivo.
A maneira mais fácil de visualizar esta imagem é abrindo o Visualizador do Clima Espacial. Na Seção "IMAGENS" selecionar "O Sol" no menu. Observe as duas imagens chamadas "Coronógrafo Espectrométrico de Grande Ângulo (LASCO C2 e LASCO C3)".
O LASCO (Coronógrafo Espectrométrico de Grande Ângulo) é capaz de obter imagens da coroa solar, bloqueando a luz que vem diretamente do Sol com um disco ocultante (o círculo escuro no centro da imagem), criando um eclipse artificial com o próprio instrumento. A posição do disco solar é indicada nas imagens pelo círculo branco. A coroa é a borda externa do Sol e pode ser vista somente durante um eclipse, o que é uma das razões pelas quais muitos cientistas são "caçadores de eclipses solares". Ocasionalmente, uma ejeção de massa coronal pode ser vista à medida em que ela se afasta do Sol e cruza o campo de visão de ambas imagens. Se as imagens se tornarem com um aspecto granular com pontos brancos ou se um halo surgir ao redor da image, isto indica que uma tempestade está se direcionando para a Terra.
A imagem LASCO C2 (em vermelho) mostra a cora solar interna até uma distância de 8.4 milhões de quilômetros do Sol.
As imagens LASCO C3 (em azul) têm um campo de visão maior. Elas abrangem um escala correspondendo a 32 diâmetros do Sol. Colocando este comprimento em perspectiva, o diâmetro das imagens corresponde a 45 milhões de quilômetros de distância do Sol, ou metade do diâmetro da órbita de Mercúrio.
Quando visualizar as imagens LASCO, não esqueça de procurar pelas constelações e planetas que estão atrás do Sol!

Você pode fazer o download das imagens completas e salvá-las clicando no botão "Salvar" no canto inferior direito do visualizador. Como em qualquer imagem no Visualizador de Clima Espacial, você pode fazer o zoom e deslocar. Estes recursos permitem ver manchas solares no Sol em grandes detalhes e compará-las com o tamanho relativo da Terra. Quando você clicar em qualquer imagem no visualizador, ela vai aparecer em uma caixa grande à direita, permitindo que você examine cada imagem em detalhe. Não esqueça de ampliar e deslocar para o canto esquerdo inferior da imagem para ver a data e hora exatas em que a imagem foi obtida.
Os tutoriais acima complementam os flip charts e planilhas de dados disponíveis para download.