Nome do Projeto: Pinbanoid (Pinball + Arkanoid)

 

 

GAME DESIGN:

 

- ESTÓRIA

            No início dos anos 90, quando os games começaram a se popularizar nos lares das pessoas, ocorreu um fenômeno interessante. Como os sistemas eram relativamente simples, as pessoas com conhecimentos técnicos mais avançados resolveram interferir nos consoles para criar clones e vender “Nintendinhos ” e “Master Systems” com nomes genéricos e faturar uma grana em cima disso.

            O que essas pessoas não esperavam é que devido ao fato de colocar os mesmo cartuchos em diversos consoles diferentes, um vírus acabou sendo criado. Esse vírus começou a misturar os games em sí. O mercado virou um caos: o Mario ficou azul como o Sonic e o herói da Sega começou a falar italiano e correr atrás da Princesa Peach, jogadores da NBA começaram a aparecer nos jogos de futebol e os jogadores de futebol americano não entendiam mais como jogar aquele esporte estranho que eles até então jogavam, o Ryu não queria mais soltar Hadoukens enquanto o Ken começou a procurar a Barbie em vez de se preocupar com o Bison.

            Você acabou de adquirir este jogo e foi vítima desse vírus, porém, o seu cartucho parece ter algo de especial. Segundo relatos, o vírus começou em um simples jogo Arkanoid e você está com o original, o primeiro a se misturar, logo, você tem a solução para esse caos! Derrotando o vírus dentro desse jogo, que agora se misturou com uma mesa de pinball, você restaurará a ordem no mundo dos games e decidirá o futuro da indústria do entretenimento!

 

 

 

 

- GRÁFICOS

                Os gráficos levam em conta a estética dos jogos de Arkanoid da era 8-bits (início da década de 90) e das populares mesas de pinball. Misturando elementos desses dois populares jogos, temos alguns elementos principais:

 

            - Bolinha: pequena esfera com aspecto metálico.

            - Paddle: plataforma para rebater a bolinha.

PADDLE.jpg

1 - Paddle e bolinha

            -Flippers: rebatedores da bolinha do modo pinball

flippers.jpg

2 - Flippers

            - Blocos: pequenos blocos retangulares de diferentes cores (vermelho, amarelo e azul) e materiais (metálicos, pedra, madeira e aço)

            - Elementos do pinball: rebatedores, canaletas, buracos e demais elementos, baseados em mesas clássicas do pinball.

            - Backgrounds: imagens fixas com temática espacial (planetas, galáxias, nebulosas, buracos negros)

fase1.jpg

3 - Fase 1

- INTERFACE

 

- I.A.

Elementos de inteligência artificial não estão presentes no game, pois o jogo não possui inimigos ou outros elementos que precisem tomar decisões. A jogabilidade é toda centrada no usuário. 

 

- AUDIÊNCIA

                Jogo destinado à todos os públicos, sem classificação etária. Possui uma curva de aprendizado bastante rápida, com controles e ações intuitivas, logo, qualquer pessoa interessada pode jogar.

 

- SOM

                Será utilizada uma música para cada fase e os seguintes sons:

            - bolinha batendo nos blocos e na raquete (um som diferente para cada material que ela se chocar, inclusive na raquete e nas paredes e teto da fase)

            - sons característicos das mesas de pinball, quando a bolinha atingir esses elementos.

               

- GAMEPLAY

                O foco da jogabilidade está na coordenação do jogador em conseguir rebater a bolinha. No início isso é relativamente fácil, porém, a medida que o jogo avança, a velocidade com que ela viaja pelo cenário vai aumentando, tornando o desafio mais intenso.

                Os modos de jogo se alternam entre o modo pinball e o modo arkanoid. No modo pinball, a bolinha é rebatida com os flippers e sofre a ação da força da gravidade, como em uma mesa real, com a diferença que o objetivo é eliminar  os blocos. Uma vez destruídos todos esses blocos, o jogador precisa acertar a bolinha na canaleta e partir para o modo arkanoid, onde rebate a bolinha com o paddle e o objetivo também é destruir todos os blocos. Nesse modo a gravidade é zero e a bolinha desliza pela tela com velocidade constante, sem obedecer as leis de física.

               

- INOVAÇÃO

                O jogo consiste em uma mistura de dois jogos clássicos: Arkanoid e Pinball. Essa espécie de mashup é o que torna o jogo mais interessante e inovador.

 

- DIVERSÃO

                Assim como em outros clássicos desse gênero casual, o jogador pode jogar por horas até terminarem as fases. Trata-se de um gênero já consagrado, porém com uma adição interessante, logo a diversão é garantida.

 

BÍBLIA DO PROJETO:

 

- temática

                A temática do jogo é uma mistura de temas espaciais e futuristas do Arkanoid com as clássicas mesas de pinball dos antigos fliperamas. Logo, temos um mix de duas temáticas, formando um segundo tema que é uma mistura do clássico com o futurista.

 

- objetivos

                O objetivo de todas as fases é sempre destruir todos os blocos que se apresentarem, menos os blocos de aço, que são indestrutíveis.

 

- desafio

                Este jogo desafia a rapidez e os reflexos do jogador, bem como a capacidade de calcular a trajetória da bolinha, para poder antecipar os movimentos e posicionar o paddle de forma correta. Da mesma forma com os flippers.

 

- regras

                A principal regra consiste em não deixar a bolinha passar pelo paddle ou pelos flippers. Caso isso aconteça, o jogador perde uma vida. Perdendo todas as vidas, o jogo precisa ser reiniciado.

 

CONCEITUAÇÃO ARTÍSTICA

 

-fases

                Conforme descrito acima, as fases serão baseadas em duas temáticas principais: espacial (futurista) e clássico (retro), com os elementos do Arkanoid (blocos coloridos e de materiais diferentes, bolinha e paddle) e do Pinball (rebatedores, canaletas, buracos, etc.) Dentro dessas especificações, os elementos serão misturados para formar as fases.

 

-som

                Também conforme descrito acima, os sons desempenharão um papel fundamental durante todo o game, consistindo em uma trilha sonora para cada fase e mais os efeitos já descritos.

 

GUIA PARA IMPLEMENTAÇÃO

 

- interface

                O controle será feito através do teclado e do mouse. O mouse será usado para mover o paddle para os lados e o teclado será usado para navegação nos menus principais e para acionar os flippers de pinbal instalados nas fases.

               

- programação

                Será utilizada a engine Unity, versão 2.6 básica para a programação do game.

 

- eventos e pontuação

                Os eventos a seguir serão desenvolvidos:

            Bolinha: rebater na direção correta quando atingir um obstáculo.

            Paddle: movimentar-se para os lados para rebater a bolinha.

            Flippers: também usados para rebater a bolinha

            Blocos: quando atingidos pela bolinha, eles somem. Alguns precisam ser atingidos mais do que uma vez.

            Fase: após todos os blocos serem atingidos, o jogador é levado para a próxima fase.