Nome do Projeto: Pinbanoid (Pinball + Arkanoid)
GAME DESIGN:
- ESTÓRIA
No início dos anos 90, quando os games começaram a se popularizar nos lares das pessoas, ocorreu um fenômeno interessante. Como os sistemas eram relativamente simples, as pessoas com conhecimentos técnicos mais avançados resolveram interferir nos consoles para criar clones e vender “Nintendinhos ” e “Master Systems” com nomes genéricos e faturar uma grana em cima disso.
O que essas pessoas não esperavam é que devido ao fato de colocar os mesmo cartuchos em diversos consoles diferentes, um vírus acabou sendo criado. Esse vírus começou a misturar os games em sí. O mercado virou um caos: o Mario ficou azul como o Sonic e o herói da Sega começou a falar italiano e correr atrás da Princesa Peach, jogadores da NBA começaram a aparecer nos jogos de futebol e os jogadores de futebol americano não entendiam mais como jogar aquele esporte estranho que eles até então jogavam, o Ryu não queria mais soltar Hadoukens enquanto o Ken começou a procurar a Barbie em vez de se preocupar com o Bison.
Você acabou de adquirir este jogo e foi vítima desse vírus, porém, o seu cartucho parece ter algo de especial. Segundo relatos, o vírus começou em um simples jogo Arkanoid e você está com o original, o primeiro a se misturar, logo, você tem a solução para esse caos! Derrotando o vírus dentro desse jogo, que agora se misturou com uma mesa de pinball, você restaurará a ordem no mundo dos games e decidirá o futuro da indústria do entretenimento!
- GRÁFICOS
Os gráficos levam em conta a estética dos jogos de Arkanoid da era 8-bits (início da década de 90) e das populares mesas de pinball. Misturando elementos desses dois populares jogos, temos alguns elementos principais:
- Bolinha: pequena esfera com aspecto metálico.
- Paddle: plataforma para rebater a bolinha.
1 - Paddle e bolinha
-Flippers: rebatedores da bolinha do modo pinball
2 - Flippers
- Blocos: pequenos blocos retangulares de diferentes cores (vermelho, amarelo e azul) e materiais (metálicos, pedra, madeira e aço)
- Elementos do pinball: rebatedores, canaletas, buracos e demais elementos, baseados em mesas clássicas do pinball.
- Backgrounds: imagens fixas com temática espacial (planetas, galáxias, nebulosas, buracos negros)
3 - Fase 1
- INTERFACE
- I.A.
Elementos de inteligência artificial não estão presentes no game, pois o jogo não possui inimigos ou outros elementos que precisem tomar decisões. A jogabilidade é toda centrada no usuário.
- AUDIÊNCIA
Jogo destinado à todos os públicos, sem classificação etária. Possui uma curva de aprendizado bastante rápida, com controles e ações intuitivas, logo, qualquer pessoa interessada pode jogar.
- SOM
Será utilizada uma música para cada fase e os seguintes sons:
- bolinha batendo nos blocos e na raquete (um som diferente para cada material que ela se chocar, inclusive na raquete e nas paredes e teto da fase)
- sons característicos das mesas de pinball, quando a bolinha atingir esses elementos.
- GAMEPLAY
O foco da jogabilidade está na coordenação do jogador em conseguir rebater a bolinha. No início isso é relativamente fácil, porém, a medida que o jogo avança, a velocidade com que ela viaja pelo cenário vai aumentando, tornando o desafio mais intenso.
Os modos de jogo se alternam entre o modo pinball e o modo arkanoid. No modo pinball, a bolinha é rebatida com os flippers e sofre a ação da força da gravidade, como em uma mesa real, com a diferença que o objetivo é eliminar os blocos. Uma vez destruídos todos esses blocos, o jogador precisa acertar a bolinha na canaleta e partir para o modo arkanoid, onde rebate a bolinha com o paddle e o objetivo também é destruir todos os blocos. Nesse modo a gravidade é zero e a bolinha desliza pela tela com velocidade constante, sem obedecer as leis de física.
- INOVAÇÃO
O jogo consiste em uma mistura de dois jogos clássicos: Arkanoid e Pinball. Essa espécie de mashup é o que torna o jogo mais interessante e inovador.
- DIVERSÃO
Assim como em outros clássicos desse gênero casual, o jogador pode jogar por horas até terminarem as fases. Trata-se de um gênero já consagrado, porém com uma adição interessante, logo a diversão é garantida.
BÍBLIA DO PROJETO:
- temática
A temática do jogo é uma mistura de temas espaciais e futuristas do Arkanoid com as clássicas mesas de pinball dos antigos fliperamas. Logo, temos um mix de duas temáticas, formando um segundo tema que é uma mistura do clássico com o futurista.
- objetivos
O objetivo de todas as fases é sempre destruir todos os blocos que se apresentarem, menos os blocos de aço, que são indestrutíveis.
- desafio
Este jogo desafia a rapidez e os reflexos do jogador, bem como a capacidade de calcular a trajetória da bolinha, para poder antecipar os movimentos e posicionar o paddle de forma correta. Da mesma forma com os flippers.
- regras
A principal regra consiste em não deixar a bolinha passar pelo paddle ou pelos flippers. Caso isso aconteça, o jogador perde uma vida. Perdendo todas as vidas, o jogo precisa ser reiniciado.
CONCEITUAÇÃO ARTÍSTICA
-fases
Conforme descrito acima, as fases serão baseadas em duas temáticas principais: espacial (futurista) e clássico (retro), com os elementos do Arkanoid (blocos coloridos e de materiais diferentes, bolinha e paddle) e do Pinball (rebatedores, canaletas, buracos, etc.) Dentro dessas especificações, os elementos serão misturados para formar as fases.
-som
Também conforme descrito acima, os sons desempenharão um papel fundamental durante todo o game, consistindo em uma trilha sonora para cada fase e mais os efeitos já descritos.
GUIA PARA IMPLEMENTAÇÃO
- interface
O controle será feito através do teclado e do mouse. O mouse será usado para mover o paddle para os lados e o teclado será usado para navegação nos menus principais e para acionar os flippers de pinbal instalados nas fases.
- programação
Será utilizada a engine Unity, versão 2.6 básica para a programação do game.
- eventos e pontuação
Os eventos a seguir serão desenvolvidos:
Bolinha: rebater na direção correta quando atingir um obstáculo.
Paddle: movimentar-se para os lados para rebater a bolinha.
Flippers: também usados para rebater a bolinha
Blocos: quando atingidos pela bolinha, eles somem. Alguns precisam ser atingidos mais do que uma vez.
Fase: após todos os blocos serem atingidos, o jogador é levado para a próxima fase.