Um jovem morador do município de Feliz, Mark, organiza o Festival Nacional de Chopp, realizado naquela cidade, todos os anos. É de responsabilidade dele encher e transportar o caminhão de Chopp para o evento. Porém, na semana que antecedia o festival do ano de 1995, enquanto ia realizando o procedimento que já lhe era de costume, Mark fora surpreendido com uma coronhada e acordou em um lugar que lhe parecia muito com um esgoto, mas com cheiro de Chopp. Seguiu pelo caminho que lhe aparecia pela frente, acreditando que a saída estaria em algum lugar mais adiante.

Enquanto procurava pela saída, ele conseguiu ver em um painel, o que estavam planejando aquelas pessoas que o sequestraram e roubaram seu precioso caminhão. Naquele painel dizia que aquele líquido que corria pelo esgoto era na verdade Chopp, mas um Chopp diferente, não tão bom como esse que nós conhecemos. Esse Chopp estava envenenado. E o inimigo pretendia vendê-lo, sem que ninguém soubesse de sua fórmula secreta, para o Festival do Chopp, e com isso, acabar de uma vez por todas com essa maldita festa.

Nosso herói quer recuperar o caminhão, salvar sua festa e sair daquele esgoto, mas para isso ele precisa achar saída. Ele acha uma porta que lhe parece ser a saída, mas essa porta está trancada.

O objetivo dele agora é continuar procurando por uma saída, e que ela esteja aberta.

Enquanto ele caminha pelo esgoto percebe que há um túnel, pensando que a solução estivesse para além desse túnel, resolve entrar, para ver aonde ele vai dar. Chegando ao fim do túnel, ele pode ver outro ambiente, igual ao de onde ele veio. Sem ter muita opção, segue em frente. Por onde ele passa vai recolhendo amostras do Chopp envenenado. No fim desse ambiente, após ter recolhido todas as amostras de Chopp envenenado, ele percebe uma porta aberta, pensa estar a salvo. Do outro lado da porta ele consegue ver o que tanto procurou, a saída daquele esgoto. Lá ele pode ver também, uma cabana, cercado por seguranças, e mais ao fundo, consegue decifrar a silhueta de seu caminhão. Mark sabe muito bem que seu caminhão não pode ser ligado sem a chave especial. A única coisa que lhe passa pela cabeça é que dentro daquela cabana deve haver algo muito importante, afinal de contas, tantos seguranças devem estar protegendo alguma grandioso, e essa coisa só pode ser a chave de seu caminhão. Depois de despistar os seguranças, Mark entra na cabana e percebe um lugar muito bagunçado, começa a investigar se ali não há algo que lhe possa ser útil, como por exemplo, a chave.

Enquanto procura, ele percebe que em cima de uma tábua de madeira há uma chave dourada, a inesquecível chave de seu caminhão. Mark pega a chave, e parte novamente em direção ao pátio, aonde se encontra o seu caminhão. Mas o que ele não esperava, era que houvessem capangas a espreita. Cabe a Mark agora sair ileso dessa situação, recuperar o caminhão e entregar as amostras de Chopp envenenado para as autoridades locais, e com isso dar sequencia a melhor festa do país.


* Uma Fase, com quatro ambientes

* Dois ambientes dentro do esgoto onde estão as amostras.

* Um ambiente dentro da sala aonde está a chave.

* Um ambiente externo aonde está o caminhão.

* Mark irá driblando os inimigos que encontrar, a fim de levá-los a cair no esgoto, ou apenas passar por eles.


* Fugir do esgoto coletando todas as 10 amostras de Chopp envenenado.

* Procurar a chave do caminhão na cabana do lado externo.

* Chegar até o caminhão do lado externo em posse da chave.


Conseguir guiar o personagem de forma a não cair no rio, e ter a habilidade de desviar dos inimigos, inclusive, em alguns casos, induzir os inimigos a morte, fazendo com que eles te sigam a fim de caírem no Chopp envenenado, sem que você mesmo não caia junto.

Desvendar a maneira com que a porta de saída do esgoto se abre, assim como, deve-se descobrir, como fazer o caminhão funcionar.


* Os inimigos lhe atacam ao se aproximar muito deles.

* O personagem possui três vidas.

* Só se consegue sair do esgoto e, por conseqüência, alcançar o objetivo, coletando todas as 10 amostras encontradas na cena.

* Mark só terá acesso ao caminhão quando tiver carregando consigo a chave.

* Pegar a chave, e entrar no caminhão, significa ter atingido o objetivo final.


* A primeira cena será na parte inferior do esgoto, aonde o personagem consegue ver o Chopp envenenado escorrendo pelas caneletas. Há inimigos no seu campo de visão. O personagem está pronto para seguir o seu objetivo. Há apenas um caminho ao qual seguir. Cair no Chopp envenenado que escorre pelas caneletas causa a perda de uma vida do personagem. Os inimigos são capazes de matar o personagem.

* Transição de cena: usamos como transição de cena um túnel, munido de uma ponte, e com Chopp escorrendo por baixo. Não haverá o que fazer senão seguir a ponte. Sabe-se já, por experiência adquirida na cena anterior, que se ele pular da ponte, em direção ao Chopp, ele perderá uma vida.

* Ao passar pelo túnel chega-se na segunda cena. Nesta cena encontramos mais inimigos que na anterior, para tornar o jogo mais desafiador. Ao se coletar todas as amostras, uma das portas da cena se abre automaticamente, dando acesso à parte externa do jogo, ou seja, a saída do esgoto.

* Na parte externa podemos visualizar uma cabana e um caminhão, mais ao fundo. Se formos até o caminhão sem a posse da chave nada irá acontecer.

* Entrando na cabana vê-se um ambiente muito bagunçado, aonde, em cima de uma tábua de madeira, se encontra uma chave. Há uma saída que leva o personagem em direção ao caminhão.

1ª Cena 2ª Cena 3ª Cena 4ª Cena


Todas as fases serão em 3D, com a câmera acompanhando o personagem pelas costas, em terceira pessoa.

Os mapas são compostos por três cenas, incluindo o túnel que liga uma cena a outra. Não há possibilidade de seguir livremente pelo cenário e abrir novos caminhos. Os trajetos a se seguir são limitados pelas opções fornecidas pelo jogo.

O esgoto será escuro, sem nada de limpeza. Imaginemos uma construção feita pela década de 70 ou 80, e que não foi lhe dada os devidos cuidados de conservação.


Temos como personalidade dessa estória, o nosso herói, Mark, responsável por guardar o caminhão que garante todo ano a melhor feste de Chopp do país. Ele é jovem, alto, com braços e pernas muito magros, mas não abre mão de sua, muito batalhada, pança de Chopp. Costuma correr todas as manhãs de sol, no lindo parque de sua cidade. Sempre que ele está sofrendo alguma dor, ou que, de alguma forma, ele está passando por um momento difícil na sua vida, ele busca a cura no canecão de Chopp. De maneira quase que mágica a cura para todos os seus problemas está nesse líquido sagrado. Mark não gosta de pessoas que não bebem Chopp, e, foram justamente essas pessoas as responsáveis pelo roubo de seu mais precioso bem, o caminhão de Chopp. A única coisa que passa pela cabeça dele agora é recuperar o caminhão e acabar com a raça de todos que o impedirem de tal façanha.

Vista Frontal Vista Lateral


Toda vez que um inimigo avistar o personagem, ele soltará um berro de advertência, a fim de que o nosso querido personagem se renda.

Quando o Mark perder uma de suas vidas, ele proferirá um grito de raiva.

Temos também os ruídos do cenário. Entre eles está o som da corredeira de Chopp, que ao encontrar o poço de água, emite um som que reproduz esse fenômeno natural.

Haverão também os efeitos sonoros, que serão a reação provocada por alguma ação do personagem/cenário.

No menu inicial do jogo, terá uma música tipicamente alemã, a fim de reproduzir toda essa ligação cultural que o Chopp tem com a cultura alemã. Música essa, aliás, que é usada como símbolo da festa à qual o nosso personagem está tentando salvar.

Tanto os sons de quando um inimigo avista o personagem, quanto o som de quando o personagem perde uma vida, foram gravados pelo grupo, especialmente para este projeto.


Não sairemos dos padrões de interface na criação desse jogo. As entradas permitidas pelo sistema serão apenas as do teclado, que serão capaz de fazer o personagem se mover para frente, para trás, para o lado direito, para o lado esquerdo (tudo isso de forma sutil, preenchendo todos os espaços entre os ângulos) e pular. Quando o personagem entrar em contato com os objetos disponíveis para ele (Chopp, chave e caminhão), a reação será automática. A porta só se abrirá quando o personagem estiver em posse da chave.

Na tela do jogo irá aparecer o número de vidas, e o quanto de cada uma das 3 vidas ainda resta ao personagem, junto com uma foto de seu avatar. Tudo isso estará disposto nos cantos da tela, para interferir o mínimo possível na jogabilidade do usuário.

Pelo fato de o jogo ser bastante curto, não haverá a necessidade de ele ser salvo. A única coisa que irá acontecer é que, quando o personagem morrer, e renascer, tudo o que ele já tinha matado ou adquirido, ficará valendo ainda nessa rodada, sem que esse objetos apareçam de novo.

Quando o personagem alcança o objetivo, e chega até o caminhão com a chave, aparece uma imagem do momento em que o personagem está "comemorando", acompanhada de uma frase de parabenização, pelo fato de ter completado o objetivo com sucesso.

No caso de o jogador perder todas as 3 vidas de seu personagem, surge uma tela indicando game over, acompanhada com uma imagem aonde mostra o momento de desilusão de nosso herói, aonde ele está afogando as suas mágoas por não ter conseguido completar o seu objetivo.


Programação será feita com os arquivos de scripts do Javascript, disponíveis na engine Unity3D, criando scripts e modificando os modelos já existentes para melhor adequação as ideias do projeto.


Haverá dois tipos essenciais de inteligência artificial em nosso projeto:

*A primeira delas será identificada na primeira parte do jogo, que é o momento que o personagem está indo de encontro ao desconhecido, ou seja, quando ele está buscando uma forma de sair do esgoto e recuperar o caminhão. Nesse momento do jogo os inimigos apenas irão atacar quando eles perceberem a sua presença. Eles poderão "ver" você.

*A segunda inteligência que estará disponível nesse game será na parte final do jogo, quando o personagem já tiver com a chave. No processo de ida até o caminhão, irão surgir inimigos que seguirão o personagem, afim de prendê-lo novamente. Nessa parte o campo de visão de inimigos é maior, dificultando assim a fuga do personagem. Os inimigos irão seguir o personagem até o momento que ele entrar no caminhão.


TeclaFunção
Setas direcionais para os lados Rotacionar Mark
Seta direcional para cima Caminhar
Seta direcional para cima Virar Mark
Shift Correr
Spacebar Pular
Esc Menu de Pause


 
Trabalho de Games e Mundos Multiusuários | Mark Douglas | Ralf Rocha