
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
BACHARELADO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS
DISCIPLINA: COMPUTAÇÃO GRÁFICA II
PROFESSOR: ANDERSON MACIEL
ALUNO: GABRIEL RIBOLDI
Aquário animado em openGL
O trabalho consiste em um programa/jogo 3D baseado em computação gráfica (OpenGL, Glut, Glew, etc.), onde foram postos em prática os conteúdos vistos na disciplina ao longo do semestre.
O programa simula um aquário em tempo real, que contem peixes e outros elementos (ex.: caranguejo, bolhas, ruínas naufragadas), sendo alguns deles animados.
Programas e/ou linguagens de programação utilizados:
- C++ com biblioteca gráfica OpenGL;
- 3D Studio Max (para modelar peixe, caranguejo, ruínas e roda d’água de moinho);
- Visual C++ 2008;

- visão
frontal do aquário -
Foram definidas duas câmeras:
- A primeira com visão perspectiva de fora do aquário, movimentada pelas teclas:
w – mover câmera para frente (zoom in);
s – mover câmera para trás (zoom out);
a – rotacionar câmera para esquerda;
d – rotacionar para direita;
q – rotacionar para baixo;
z – rotacionar para cima;
j – andar com a câmera para esquerda (após rotacionar);
k – andar para direita (após rotacionar);

- visão
lateral direita do aquário –
- A segunda câmera possui a visão do caranguejo, movimentada pelas setas do teclado:


- visão do caranguejo (interior do aquário) -