UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

BACHARELADO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS

DISCIPLINA: COMPUTAÇÃO GRÁFICA II

PROFESSOR: ANDERSON MACIEL

ALUNO: GABRIEL RIBOLDI

 

 

 

Aquário animado em openGL

 

            O trabalho consiste em um programa/jogo 3D baseado em computação gráfica (OpenGL, Glut, Glew, etc.), onde foram postos em prática os conteúdos vistos na disciplina ao longo do semestre.

 

            O programa simula um aquário em tempo real, que contem peixes e outros elementos (ex.: caranguejo, bolhas, ruínas naufragadas), sendo alguns deles animados.

 

Programas e/ou linguagens de programação utilizados:

 

- C++ com biblioteca gráfica OpenGL;

- 3D Studio Max (para modelar peixe, caranguejo, ruínas e roda d’água de moinho);

- Visual C++ 2008;

 

 

 

                                                        - visão frontal do aquário -

 

Foram definidas duas câmeras:

 

 

- A primeira com visão perspectiva de fora do aquário, movimentada pelas teclas:

 

            w – mover câmera para frente (zoom in);

 

            s – mover câmera para trás (zoom out);

 

            a – rotacionar câmera para esquerda;

 

            d – rotacionar para direita;

 

            q – rotacionar para baixo;

 

            z – rotacionar para cima;

 

            j – andar com a câmera para esquerda (após rotacionar);

 

            k – andar para direita (após rotacionar);

 

 

 

 

                                                - visão lateral direita do aquário –

 

 

- A segunda câmera possui a visão do caranguejo, movimentada pelas setas do teclado:

 

 

                                            - visão do caranguejo (interior do aquário) -