Aula 2. Criar malhas usando arquivos 3ds (exportados do 3D studio
ou outros aplicativos)
Baixem os seguinte arquivo: rar file. Ele contém um exemplo mostrando como carregar um arquivo 3ds.
O projeto do Visual C++ contém o
namespace ObjLoader, uma classe Mesh e uma função main
que faz uso deles para
carregar uma malha. É a mesma classe Mesh usada em CG I, no
entanto, ela não está completa e pode ser interessante,
depois de testar, usar sua própria versão completa da
classe mesh (aquela que desenvolveram no semestre anterior).
- Testem o programa, observem a malha
desenhada.
- Alterem para preencher os
triângulos
- Adicionem o sistema de sombreamento
visto no semestre anterior. Isso significa poder renderizar a malha com
iluminação, o que requer setar o ambiente para tal. Isso
envolve também, calcular as normais para a malha.
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- Na próxima aula veremos como colocar imagens de textura nas malhas para obter resultados como o screenshot abaixo.
Continuando...
- Baixem os arquivos 3ds de exemplo (sword.3ds,
cow.3ds) e outros da internet ou
de sua própria criação e integrem na cena.
- Testem a renderização
da malha substituindo a função drawMesh por uma
rasterMesh que utilize a função glTriangle da aula
anterior para renderizar. Observem o tempo de resposta.
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