Computação Gráfica II

Trabalho Prático

Exercícios



Aula 2. Criar malhas usando arquivos 3ds (exportados do 3D studio ou outros aplicativos)

Baixem os seguinte arquivo: rar file. Ele contém um exemplo mostrando como carregar um arquivo 3ds.

O projeto do Visual C++ contém o namespace ObjLoader, uma classe Mesh e uma função main que faz uso deles para carregar uma malha. É a mesma classe Mesh usada em CG I, no entanto, ela não está completa e pode ser interessante, depois de testar, usar sua própria versão completa da classe mesh (aquela que desenvolveram no semestre anterior).

- Testem o programa, observem a malha desenhada.


- Alterem para preencher os triângulos


- Adicionem o sistema de sombreamento visto no semestre anterior. Isso significa poder renderizar a malha com iluminação, o que requer setar o ambiente para tal. Isso envolve também, calcular as normais para a malha.

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- Na próxima aula veremos como colocar imagens de textura nas malhas para obter resultados como o screenshot abaixo.


Continuando...

- Baixem os arquivos 3ds de exemplo (sword.3ds, cow.3ds) e outros da internet ou de sua própria criação e integrem na cena.

- Testem a renderização da malha substituindo a função drawMesh por uma rasterMesh que utilize a função glTriangle da aula anterior para renderizar. Observem o tempo de resposta.

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