Esse trabalho é resultado de uma proposta feita a nós, alunos de Computação Gráfica II da Universidade de Caxias do sul, pelo professor Anderson Maciel, cujo objetivo principal era a criação de um sistema de CG interativo onde o Papai Noel seria comandado pelo usuário, utilizando a biblioteca gráfica OPEN GL, partindo dos conceitos e conteúdos vistos nas cadeiras de Computação Gráfica I e II.

O grupo optou pela criação de um game, onde o Papai Noel em seu trenó é puxado por suas vaquinhas, e precisa distribuir o máximo de presentes possíveis pelas casas da cidade sem colidir com outros objetos. Para a viabilização do game, utilizamos muitos conteúdos vistos em aula, como texturas(casas,chão e balanço), sistema massa-mola(balanço), malhas(árvores e vacas), luzes, terrenos(montanha) e shaders, além de um primitivo sistema de colisão desenvolvido do zero pelo grupo.

Por fim, durante o game você precisa fazer com que o papai noel decole e jogue os presentes dentro das chaminés das casas para contar pontos e ganhar vidas. Ao colidir com árvores ou casas(isso não inclui pousar sobre elas), Noel acaba perdendo vida. Ao chegar a 0 a vida de Noel, uma tela de game over aparece, encerrando assim o jogo.


TeclaFunção
Setas direcionais para os lados Rotaciona o Trenó
Seta direcional para cima Acelera o Trenó
Seta direcional para cima Reduz velocidade do Trenó
'd' Decola o Trenó
's' Estabiliza o Trenó no ar
'f' Pousa o Trenó
'1' Câmera fixa no centro do cenário
'2' Câmera de trás do trenó
'3' Câmera de cima do trenó
Spacebar Solta presente
'm' Ativa/desativa montanha
'q' Sair



 
 

 
Trabalho de Computação Gráfica II | Jader Nichele | Marcelo Longhi | Ralf Rocha