Descrição

Jogo de helicóptero 2D em terceira pessoa, criado apartiro do game Choplifter 3, game clássico da console Super Nintendo.

Download do jogo

Objetivos

Pilotar o helicóptero, coletar os paraquedistas, desviar das bombas e pegar os combustiveis e chegar até a base. É necessário cumprir cinco vezes a missão em cada fase. A cada vez os obstáculos vão aumentando, assim como os pontos.

Desafios e Obstáculos

Desviar das bombas lançadas de paraquedas, coletar o maior numero de paraquedistas e chegar ao objetivo antes que o combustível acabe.

Elementos do jogo

Personagem Principal: Helicóptero

 

Personagens Secundários: Paraquedistas, bombas, vidas e combustiveis.

    

 

Cenário:
Fase 1 - Floresta

Fase 2 - Deserto

 

Elementos que compoem o cenário
Base saída

Base chegada

Teclas

Teclas direcionais para movimentar o helicóptero.
Barra de espaco pressionada: Acelera o helicoptero(faz ele voar)
Barra de espaco não pressionada: Desacelera o helicoptero(faz ele cair)
Seta para esquerda: Desloca o helicoptero para a esquerda
Seta para direita: Desloca o helicoptero para a direita

Descrição das telas e especificação da interface

Tela inicial: Apresentação do jogo. Nela contém o nome do jogo, opção de começar, opção de visualizar as instruções, o nome dos desenvolvedores, créditos e versão. O usuário interage com as teclas específicas para cada ação.

 

Tela de descrição da fase 1: Contém o nome da fase e a tecla referente ao inicio da fase.O usuário interage com as teclas específicas para cada ação.

 

Tela fase 1: Fase floresta. Contém a base de saída e chegada, o helicóptero posicionado na base de saída, bombas, paraquedistas e vidas caindo.

 

Tela de descrição da fase 2: Contém o nome da fase e a tecla referente para o inicio da fase.O usuário interage com as teclas específicas para cada ação.

 

Tela fase 2:Fase deserto. Contém a base de saída e chegada, o helicóptero posicionado na base de saída, bombas, paraquedistas e vidas caindo.

 

Tela Gameover: Aparece quando se esgotam as vidas do jogador. Contém a descrição da tecla para reiniciar.

Especificação da Arte

Arte baseada em pixel art utilizada em jogos para consoles antigos. Imagens trabalhadas a nível de pixel. Todos os sprites foram baseados no jogo para snes.

Esboço inicial do game

Som e Músicas

Todos os sons usados no game Helicóptero foram baseados nos do Choplifter 3 para snes.
Todas as ações geram um som.
Som para a seleção, helicóptero em funcionamento, explosão.
Trilha sonora para a abertura, inicio de fase e game over.

Especificação dos eventos

Aceleração do helicóptero: Tecla de espaço pressionada, combustivel é consumido.
Coleta de paraquedistas: Ao colidir, paraquedistas desaparecem e 100 pontos são somados ao score.
Colisão com bombas: Ao colidir, aparece a sprite do helicóptero em chamas, o jogo restarta e uma vida e subtraida.
Coleta de vidas: Ao colidir, a sprite vida desaparece e uma vida é somada.
Chegar até a base: Ao chegar a base, se for menor que cinco vezes, é somado 1000 pontos ao score e a fase recomeça com o nível de dificuldade maior. Se for a quinta vez que o helicóptero chega até a base, é passada a fase.
Zero Vidas: Tela de game over aparece com a opção de reiniciar o jogo do zero.

Especificação da Inteligência Artificial

Conforme o jogador vai passando pelas fases, menos paraquedistas e mais bombas caem aumentando a dificuldade do jogo.