O protocolo OWAMP (One-Way Active Measurement Protocol) está definido na RFC 4656 e faz parte de um conjunto de normas de medição conhecidas como IPPM (IP Performance Metrics).
O objetivo do protocolo é permitir a interoperabilidade dos equipamentos de rede no que diz respeito a forma de medir o tempo de propagação de mensagens entre origem e destino.
Uma das motivações para o uso desse protocolo é a dificuldade de obter-se tais medições. Medições como o RTT (Round Trip Time) fornecem informação do tempo de ida e volta do tráfego, não possibilitando que seja identificada a direção em que algum tipo de congestionamento possa estar acontecendo, uma vez que o RTT fornece a soma dos dois tempos (ida e volta): assim, o RTT é uma medição Two-Way.
Para possibilitar medições One-Way, o OWAMP baseia-se na existência de uma referência de tempo precisa nos dispositivos origem e destino dos pacotes de medição. Essa referência, em geral, é um GPS (Global Positioning System) ou o acesso a um servidor NTP primário de tempo (stratum 1).
Atualmente estão disponíveis duas implementações de OWAMP:
A sugestão de trabalho a ser realizado corresponde aos seguintes tópicos: