Estudo e documentação dos mecanismos e formas de acesso ao QoS (Quality of Service) de rede no Windows

Descrição

O QoS refere-se às técnicas usada para priorizar um determinado tipo de tráfego, em uma conexão específica de rede, visando alcançar uma determinada qualidade nesse serviço. Para alcançar esse objetivo, várias são essas técnicas e, muitas delas, devem estar disponíveis no próprio sistema operacional (no caso desse trabalho, no Windows). Portanto, uma vez que o Windows possui implementadas essas técnicas, é necessário que as aplicações possam utilizá-las. O estudo e a documentação dos mecanismos disponibilizados no Windows assim como a forma de acesso a eles é o motivo desse trabalho.

O trabalho pode ser dividido em quatro partes, não necessariamente encadeadas no tempo: estudo, prototipação, medição e documentação.

A parte de estudo envolve a pesquisa das referências ao assunto. A principal fonte de pesquisa será o knowledge base da Microsoft.

A parte de prototipação envolve alguma eventual implementação que seja necessária para verificar alguns dos conceitos estudados. Notar que essa prototipação pode ser feita a partir de código pronto disponível na rede.

A parte de medição vem junto com a prototipação e visa verificar que as configurações de QoS que foram programadas estão, de fato, operando.

Finalmente, a quarta etapa, corresponde a documentação do conhecimento adquirido com o estudo a prototipação e as medições.