Sobre mim

Bem-vindo a minha página pessoal! Aqui você encontrará informações relevantes a meu respeito.
Atualmente sou aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sou mestre em Computação pela mesma instituição e possuo graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhei como servidor público desempenhando a função de técnico em tecnologia da informação na UFSM. Atuei, também, como apoio técnico em desenvolvimento de software no programa Nacional de formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. Além disso, sou técnico em informática pelo Colégio Politécnico da UFSM.

Atualmente meu principal interesse de pesquisa está atrelado a área de Sistemas de Recomendação. A seguir você pode conferir informações gerais sobre minha formação e atuação profissional. Informações detalhadas estão disponíveis no meu currículo Lattes e no meu ORCID. Confira minha árvore acadêmica através do computer science academic tree

Algumas das minhas publicações estão disponíveis no Research Gate , no Google Acadêmico ou no DBLp. Você também me encontra no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

*The content of this site is available only in portuguese for now. I am working on an english version which will be available soon.

Pesquisa em andamento...

Nos ajude divulgando o experimento nas redes sociais!

Orientação: José Palazzo Moreira de Oliveira e Guilherme Medeiros Machado

Você gostaria de verificar o quanto interage com notícias falsas?

Colabore com o experimento da minha tese de doutorado mostrado a seguir.

Trabalho com algoritmos de diversificação de recomendações de notícias e como esses algoritmos criam bolhas de filtro e auxiliam a disseminar fake news.

Problema tratado: Uma bolha de filtro é criada por um algoritmo de recomendação quando o mesmo passa a mostrar mais conteúdo que gostaríamos de ver, limitando a apresentação de outros conteúdos que também poderíamos ter interesse. Por exemplo, seu feed de notícias pode mostrar várias notícias sobre uma nova música popular e ignorar as notícias sobre a reforma de previdência. Numa situação ideal teríamos ambas as notícias no nosso feed. Entretanto, não é o que acontece pois o algoritmo tende a recomendar notícias similares às consumidas no passado, isto é a bolha. Outra consequência das bolhas de filtro é que elas criam um ambiente propício para a disseminação de fake news.

Informações gerais: Para o experimento a seguir foi desenvolvido um sistema de recomendação de feed de notícias. O sistema recomenda notícias falsas e verdadeiras e você deve interagir com elas como se estivesse utilizando o Facebook (avaliando com like ou dislike, lendo o conteúdo, ou simplesmente ignorando as que não tiveres interesse). Todas as notícias são relativas ao período das eleições de 2018, e a princípio o usuário não sabe se uma notícia é falsa ou verdadeira, a não ser que leia seu conteúdo.

Acesso ao sistema: Para acessar o sistema clique no link http://bit.ly/bolha_eleicoes. Faça o registro e siga as instruções de utilização. O tempo médio de realização do experimento é de 10 minutos. Ao final, você poderá visualizar suas estatísticas de interação com notícias falsas e verdadeiras, e compará-las com o conjunto de usuários do sistema.

Caso possua alguma sugestão ou, durante a execução do experimento, encontre algum bug ou dificuldade por gentileza entre em contato diretamente comigo através do e-mail: gmlunardi@inf.ufrgs.br.

Formação

  • Mestre 2017

    Ciência da Computação

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Bacharel 2015

    Sistemas de Informação

    Universidade Federal de Santa Maria

  • Técnico 2012

    Técnico em Informática

    Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

Atuação Profissional

  • Presente2017

    Aluno de doutorado

    Programa de Pós-Graduação em Computação da UFRGS, também sob orientação do professor José Palazzo M. de Oliveira. Bolsista CAPES.

  • 20172015

    Aluno de mestrado

    Programa de Pós-Graduação em Computação da UFRGS sob orientação do professor José Palazzo M. de Oliveira. Bolsista CNPq.

  • 20152015

    Servidor Público

    Técnico em Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Santa Maria.

facultywplk