Eu simplesmente adoro música, canto, etc...
Toco teclados desde que tinha uns 4 anos de idade!
Nas fotos (23/06/2003) dá pra ver uma parte dos meus instrumentos.
O detalhe é a minha "torradeira intergaláctica".
Brincadeira: é só um amplificador montando numa forma de bolo.



Histórico Preferências Composições Equipamento



Histórico

Capítulo 1 - Enquanto meu pai escutava música clássica à noite eu suspirava no berço, e ao completar um ano de idade, ganhei minha primeira gaita de boca. Com pouco menos de 5 anos de idade, eu já havia gasto uma porção de gaitas de boca e outros instrumentos rudimentares, de tanto tocar. Como eu pedia insistentemente um piano para minha mãe embora ela quisesse me dar uma bicicleta, ela me levou a uma loja de compras e me mostrou um pianinho de criança. Quando perguntou se eu queria para mim, eu respondi: "Esse tu compra pra ti. Eu quero um de verdade!"

Capítulo 2 - Meu pai construiu um orgão eletrônico de uma oitava inteirinha! Quando eu voltei da praia e vi a surpresa, me pus a fazer composições inspiradíssimas, até que... ...o dedo parou na borda do teclado, e eu fiquei batendo no borda e olhando pro pai!!! Então, ele passou à construção de um órgão maior...

Capítulo 3 - Entrei no curso de piano clássico aos cinco anos, e após aprender algumas músicas bonitas e suportar exercícios desprovidos de alma, eu iria interrompê-lo mais ou menos aos dez anos de idade. Eu não suportava repetir sempre a mesma coisa, mas adorava fazer algumas mudanças e músicas adicionais.

Capítulo 4 - Antes de deixar o curso, ganhei um piano Gaveau de 1878. Eu precisava de um, mas não tinhamos dinheiro para comprar. Então, a professora de piano disse que eu devia orar para a Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos. Eu fiz assim, e numa série de "coincidências", um ex-cliente do meu pai nos deu este piano, e sem que ninguém soubesse, ele chegou em casa exatamente no dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, e por isto, dia do músico. Assim, meu pai pintou um quadro com a imagem dela.

Capítulo 5 - Nunca deixei de tocar, fazer muitas invenções e improvisos, mas uma mudança radical viria a começar logo que entrei na UFRGS. Eu tive o primeiro contato com um teclado eletrônico, um Casio bem simples que meu colega Daniel Sachet tinha. Nós até fizemos várias gravações com nossas composições, que estão em meus arquivos!!!

Capítulo 6 - Aos vinte anos, a segunda grande revolução ocorreu quando o rebelde sem causa aqui foi levemente compelido a fazer a Crisma. Eu já tinha um teclado Casio um pouco melhor, e daí a participar da música na Igreja foi uma caminho sem volta. Conhecer o estilo de música dos jovens da Igreja, canto com várias vozes, aprender a tocar com outras pessoas e instrumentos, e a montar equipamentos de som que tivessem qualidade, foram coisas que me interessaram bastante.

Capítulo 7 - Passei a tocar melhor com teclados mais profisisonais, lendo bastante sobre equipamentos de som, e também com a parceria de grandes e talentosos amigos, como o tecladista Eduard Follmann da (ex) banda Harmadilha e da atual FoxyLady, filho do maestro Otto Follmann; o meu colega Eloy Fritsch, tecladista líder da banda Apocalypse e professor de música da UFRGS; e outros menos famosos mas igualmente talentosos, como o Magrão (Gilnei Cunha) e tantos amigos da Igreja.



Capítulo 8 - Participei da banda Cinema Show em 2000, e mantive contato com algumas pessoas amantes de rock progressivo. Desde o final de 2003 até 2005 trabalhei com Renato Jardim (A.L.F., ex GrandBell, Mob Dick) no projeto da nova banda SkyFox, com composições próprias, projeto do qual saí em final de 2005 por falta de tempo para trabalhos de estúdio.



Preferências

Eu adoro música com canto, com vozes, ou coral. Não tenho preconceito por estilos, pois há ótimas músicas em quase todos eles. Minhas preferências são por rock progressivo, música medieval e renascentista, música erudita, música infantil, entre outros. Alguns exemplos:


Antique (middle ages, like 'Conjunto de Câmara de Porto Alegre'), Choir, Classic (Telemann, Monteverdi, Handel, Bach, Pergolesi, Mozart), Regional (like Zydeco, Blue Grass), Blues, Progressive Rock (ELP, Yes, Genesis, Jethro Tull, Focus, Pink Floyd), pop-rock (Elton John, Fito Paez), brazilian (Antonio de Nóbrega), children music (Palavra Cantada, Acappella Children), ...
Composições

Aqui você poderá ouvir alguns sons de meus teclados, e também ter alguns arquivos MIDI com composições completas. Faz uns 9 anos que eu pretendo colocá-los aqui... Bom, mas pelo menos agora tem um improvido. Essa seqüência foi gravada diretamente em uma fita cassete em 1998 e é o resultado de um momento de inspiração, sem nenhuma edição ou acréscimo. Assim, ignorem pequenas falhas. Somente foi usado JV-90 e S4 Plus na época.

For You - Marcelo Johann - 1998 - mp3 (4.6Mb)


Esses videos são experiências mostrando como se pode tocar músicas completas com um sintetizador monofônico. Um sintetizador monofônico toca apenas uma nota de cada vez, dando prioridade para alguma quando você pressiona várias teclas. A prioridade é a nota mais grave ou a nota mais aguda para sintetizadores antigos com controle de teclas analógico, ou pode ser a última nota tocada, como nesses vídeos onde uso um Studio Electronics ATC-1, com circuitos baseados no MiniMoog, mas controle microprocessaddo. Entretanto, se você tocar notas intercaladas muito rapidamente, transmite a sensação de que várias notas estão soando ao mesmo tempo, e pode executar músicas completas com acompanhamento e melodia, e eventualmente simular até acordes. Isso exige uma boa adapatação na forma de tocar. Se você tocar uma música corretamente, as notas coincidentes no tempo não soarão juntas, mas uma praticamente anulará a outra. Para a execução desse tema meu e do Pequeno Prelúdio de Bach BWV 927 (abaixo), eu uso três técnicas básicas, que preciso alternar mais ou menos dinamicamente. A primeira consiste em manter pressionada uma nota com uma mão e tocar em staccato as notas da outra mão, deixando que alternem-se. A segunda técnica você pode usar quando tem uma melodia e acompanhamento com o mesmo número de notas, que é defasar no tempo as notas tocada por uma das mãos, e forma que a execução fique praticamente perfeitamente intercalada. A terceira técnica em casos mais gerais é simplesmente se acostumar a tocar em staccato com toques bem curtos e aplicar uma simples aleatoriedade no tempo, torcendo para que não ocorram duas notas muito próximas tal que uma bloqueie a outra. Em todos os casos, deve-se utilizar tempo de portamento muito rápido, e muito reverb, pois as notas que você toca rapidamente ficam mantidas no ambiente (simulado) pelo reverb. Nessas gravações toquei o ATC-1 comandado pelo controlador CME UF6, reverb Lexicon PCM-60, somados num mixer Behringer RX1602 (que é o elo fraco em qualidade sonora), gravados em uma placa Indigo I/O com software Cubase, e o video (do meu tema) gravado simultaneamente com o iMovieHD e câmera iSight. Essas foram somente as primeiras experiências, mas devo treinar e gravar material melhor, inclusive com o ARP Axxe.





Equipamento

Indispensável para um bom resultado é a qualidade dos instrumentos e dos equipamentos de som para mixagem, amplificação e gravação. Assim, eu dediquei um certo tempo lendo sobre teclados e outros equipamentos, e seguindo conselhos do nosso mestre de som, o dentista Dr. Marcelo Sfoggia, que é reconhecidamente o maior especialista em captação sonora e gravação de alta fidelidade do sul do País. Bem, eu não tenho o tempo e nem os mesmos objetivos que todo seu conhecimento exigem, mas garanto que aproveito o máximo possível dos seus conselhos. Enquanto o Sfoggia constrói todas as suas mesas e amplificadores valvulados, eu me limito por hora a usar equipamentos comercias com desempenho reconhecido. Para que os músicos tenham uma idéia, os teclados que possuo são os seguintes:
  • Teclado Roland JV-90
  • Sintetizador Analógico Roland JX-3p
  • Sintetizador Analógico Roland Alpha Juno 2
  • Sintetizador Analógico ARP AXXE 2323
  • Sintetizador Analógico Korg PolySix
  • módulo Alesis S4 plus
  • módulo analógico Oberheim Matrix-1000
  • módulo analógico Studio Electronics ATC-1 (clone de Moog)
  • módulo Kurzweil Micro Piano
  • módulo Yamaha TX7 (do DX7)
  • módulo sampler Yamaha A4000
  • Controlador MIDI 88 teclas Fatar Studio 90
  • Controlador CME UF6 com USB
  • Órgão Korg CX3 (Hammond wannabe, modelo antigo)
  • Órgão de móvel Arbon (osciladores independentes)
  • Piano Elétrico Yamaha CP-30
 Rack of modules: the brain!



Escreva para: johann@inf.ufrgs.br
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   Atualizada em: 17/05/2005