Palestras

Segue a lista de palestras já confirmadas para a ERAD 2015.

Palestra A:
Como Escrever um Artigo Científico

André Reis, UFRGS

Resumo

Esta palestra fala sobre como escrever um bom artigo científico. Serão abordadas todas as etapas da escrita, incluindo: -a elaboração da revisão bibliografica inicial, -escolha e entendimento da área, -escolha do assunto do artigo, -elaboração, execução e análise dos experimentos -escrita de título, abstract, introdução, seção de resultados e conclusão -macroestrutura do artigo e microestrutura do artigo A abordagem usada na palestra focará em como o método científico é necessário para a produção e validação de conhecimento novo, que é pré-requisito para a publicação de artigos científicos. Assim sendo, as várias etapas do método científico geram material para as diferentes seções de um artigo. A consciência desta relação facilita muito a escrita de um artigo científico. A palestra ira verbalizar e discutir estas relações, com conselhos bastante práticos para escrita de artigos, segundo o método científico.

BIO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1991), mestrado em Computação pela UFRGS (1993) e doutorado em Sistemas Automáticos e Microelectrônicos pela Universite Montpellier II (França, 1998). Foi pesquisador visitante na University of Minnesota (Pós-Doutorado acadêmico) no ano escolar 2004/2005 e foi Cientista Chefe da empresa Nangate A/S (Pós-Doutorado Empresarial) de Julho de 2006 até Janeiro de 2009. Atualmente é professor do Instituto de Informática da UFRGS e membro do conselho técnico da empresa Nangate - AS. Coopera com a Empresa Nangate A/S desde 2005, através de um convênio entre a empresa e a UFRGS. Neste período foi responsável por atrair a empresa para estabelecer uma filial Brasileira (que operou de 2006 a 2011). Durante a sua atuação como cientista chefe da Nangate, o Prof. André Reis estabeleceu grande competência na área de patentes, tendo sido responsável por elaborar relatórios de liberdade de operação, para os quais leu e catalogou mais de 3.000 patentes na área de EDA. O Prof. André Reis é co-inventor de vários pedidos de patentes depositados neste período. Estes pedidos já resultaram em 10 patentes concedidas e publicadas pelo USPTO (Estados Unidos). Em seu retorno ao Brasil, o Prof. André Reis tem procurado disseminar seu conhecimento sobre a legislação de patentes através de cursos de graduação, cursos de extensão e tutoriais voltados ao público geral. Um exemplo desta atuação é que através de um curso ministrado pelo Prof. André Reis, a empresa CEITEC conseguiu produzir o texto de três depósitos de patentes da empresa. O Prof. André Reis coordenou o Projeto Synaptic junto a UFRGS. Este projeto foi financiado pela comunidade européia e envolveu a UFRGS além de outros sete parceiros europeus, incluindo quatro empresas, duas universidades e um instituto de pesquisa. O Prof. André Reis é revisor para diversos periódicos internacionais, além de membro do comitê de programa do SBCCI desde 2009 e da conferência ISQED desde 2008. O Prof. André Reis tem mais de 40 orientações concluídas (incluindo três doutorados como orientador principal e dois como co-orientador) e várias orientações em andamento. O Prof. André Reis é o general chair do IWLS 2015, conferência co-localizada com o DAC, que será realizada no Museu da História da Computação em Mountain View, Califórnia USA. O Professor André Reis tem ministrado disciplinas sobre o método científico e escrita de artigos e patentes desde o ano de 2002.

Palestra B:
HPC Cloud: Desafios e Oportunidades de Pesquisa

Marco A. S. Netto, IBM Research Lab no Brasil

Resumo

High Performance Computing (HPC) representa um componente importante para muitas indústrias que desenvolvem soluções que não podem ser executadas em servidores tradicionais. Muitas dessas soluções só podem ser executadas em clusters de computadores. Essas máquinas podem ter custos bastante elevados para serem adquiridas e mantidas. Uma alternativa mais recente é utilizar Cloud Computing para executar aplicações complexas. Usuários de HPC geralmente utilizam detalhes de seus clusters para otimizar suas aplicações. Em Cloud, muitos detalhes de infraestrutura não são expostos para usuários. Todavia, recursos de clusters são limitados, e os recursos de Cloud são flexíveis. Portanto existem várias diferenças entre essas duas plataformas computacionais. A indústria está movendo para um ambiente híbrido onde é possível explorar os benefícios das duas plataformas. Esta palestra tem como objetivo apresentar algumas das diferenças entre clusters tradicionais e cloud, e várias oportunidades de pesquisa interessantes em HPC Cloud.

BIO

Marco Netto é pesquisador do IBM Research Lab no Brasil e gerente de pesquisas na área de cloud computing para aplicações de diversas indústrias. Marco também é um IBM Master Inventor com mais de 40 pedidos de patentes. Ele possui 15 anos de experiência na área de sistemas distribuídos, em especial na área de Clusters, Grids e Cloud Computing. É Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Melbourne, Austrália, e mestre e bacharel, também, em Ciência da Computação, pela PUCRS. Publicou mais de 45 trabalhos em conferências, periódicos e capítulos de livros. Marco é membro da IEEE Computer Society e revisor ativo de diversos periódicos científicos internacionais na área de sistemas distribuídos.

Palestra C:
Modernização de código em processadores Xeon® e co-processadores Xeon Phi™

Igor Freitas, Intel

Resumo

Esta palestra tem como objetivo demonstrar ao desenvolvedor, de forma prática, como a modernização de código traz um ganho de desempenho considerável explorando diferentes níveis de paralelismo (vetorização e multithreading) disponíveis nas arquiteturas multi-core (processadores Core™ e Xeon®) e many-core (co-processador Xeon Phi™). De forma breve, também será abordado nesta palestra temas como “Visão da Intel para computação Exascale” e iniciativas da Intel® em HPC no Brasil.

BIO

Igor Freitas é Engenheiro de Aplicação na Intel® do Brasil, atua no seguimento de Computação de Alto Desempenho especificamente na otimização e modernização de código para processadores Xeon® e co-processadores Xeon Phi™. Atualmente vem trabalhando na implantação de dois grandes projetos para impulsionar o ecossistema de software em HPC no Brasil, trata-se do Intel® Innovation Center, com foco em projetos pilotos em HPC & Big Data, e do Intel® Code Modernization Partner, com o objetivo de prover treinamentos, otimização e modernização de código. Possui experiência em desenvolvimento de software com foco em computação paralela e distribuída desde 2008. Possui graduação em Informática e Mestrado em Engenharia Elétrica, ambos pela UNICAMP.

Palestra D:
The Machine, uma nova arquitetura de computação

Roque Scheer, HP

Resumo

Em um futuro próximo teremos bilhões de dispositivos interconectados, gerando uma quantidade sem precedentes de dados. A infraestrutura necessária para coletar, processar, armazenar e analisar estes dados requer uma revisão dos fundamentos da computação. Os sistemas atuais não podem lidar com este cenário e uma nova solução se faz necessária. The Machine é a solução sendo desenvolvida pela HP. Rompendo com o modelo computacional que vem sendo usado por décadas, esta solução visa eliminar uma série de complexidades e ineficiências. Através da superação dos limites das leis da física que suportam a tecnologia da informação atualmente, a The Machine vai usar elétrons apenas para a computação, passando a usar fótons para a comunicação e íons para o armazenamento dos dados. Memória e armazenamento serão fundidos, a hierarquia de armazenamento será achatada, com o processamento acontecendo próximo aos dados armazenados, e segurança e gerenciamento estarão embutidos em todo o stack de hardware e software. A The Machine vai reinventar a arquitetura dos computadores para permitir um salto quântico em desempenho e eficiência, ao mesmo tempo que reduzirá significativamente os custos.

BIO

Roque Scheer tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação, sendo a maior parte deste tempo atuando na organização de pesquisa e desenvolvimento da HP no TecnoPUC em Porto Alegre, onde trabalha como desenvolvedor e arquiteto de soluções de software que abrangem desde o gerenciamento inteligente de redes e datacenters, sistemas operacionais, software embarcado, cloud e soluções de mobilidade. Atualmente é líder técnico do time local que participa do desenvolvimento de sistemas operacionais e aplicações para a The Machine junto ao departamento de P&D da HP no Brazil. Possui bacharelado e mestrado em Ciências de Computação, na área de sistemas operacionais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.