20ª Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2023)
A XX Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2023) irá acontecer no período de 23 a 25 de Outubro de 2023. A ERRC 2023 está sendo organizada pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a colaboração de diversas outras instituições de ensino, pesquisa e extensão. A ERRC é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e acompanha a filosofia de outras escolas realizadas, como a Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) e a Escola Regional de Banco de Dados (ERBD).
O objetivo da ERRC 2023 é aumentar a participação da região sul do Brasil em eventos nacionais e internacionais. Para isso, os fóruns são indicados para estudantes (preferencialmente graduação e pós-graduação) apresentarem os seus trabalhos preliminares e obterem feedback, visando qualificar e aprimorar o processo científico. O formato de artigo, com tamanho de 4 a 6 páginas, foi pensado visando permitir que os artigos publicados na ERRC 2023 possam ser expandidos com mais informações e resultados a fim de serem submetidos a conferências ou em periódicos. Os professores e orientadores podem encontrar ERRC 2023 para descobrir oportunidades de cooperação com pesquisadores/professores/estudantes de outras instituições.
A ERRC é o principal evento regional sobre redes de computadores e sistemas distribuídos. O evento serve como ponto de encontro para alunos e profissionais, apresentando a área para novos talentos e catalisando potenciais colaborações entre a indústria e instituições de ensino, pesquisa e extensão. A área é estratégica para a inserção da região sul nos mercados de tecnologia de ponta.
A ERRC 2023 possibilitará uma ampla participação de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o sul do Brasil, visto que será realizada na capital Gaúcha, permitindo fácil deslocamento de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e estados vizinhos. Além disso, a ERRC 2023 busca uma maior integração entre comunidade científica, indústrias e organizações relacionadas para proporcionar oportunidades de trabalhos conjuntos e trocas de experiências.
Junto com a ERRC 2023, ocorrerá o VIII Workshop Regional de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (WRSeg). O WRSeg, evento integrante da ERRC, é um fórum para discussão e apresentação de trabalhos científicos e técnicos nas áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais. Este fórum visa promover a reunião de pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento da área, fomentando o debate e a troca de experiências.
Estamos em busca de contribuições que impulsionem o conhecimento e promovam avanços no campo das redes de computadores. Seja parte deste evento e compartilhe suas descobertas com a comunidade acadêmica.