Minha atividade principal no projeto GDOC é a integração entre as funções de gerência de documentos e as funções de gerência de workflow. Historicamente, esta união tem se mostrado extremamente valiosa, pois a adição de recursos de workflow aos sistemas de gerência de documentos aumentou consideravelmente sua utilidade como sistema de informação. Tornou-se possível, então, modelar o ciclo de vida dos documentos, especificando atributos como as atividades possíveis sobre cada documento, as relações de dependência entre elas, e quem possui permissão para executá-las.
Com a especificação e implementação deste ciclo de vida, os sistemas de gerência de documentos incorporaram funções como roteamento, distribuição automática e acompanhamento do trabalho, então constituído por documentos e formulários a serem processados. Com tais recursos, as organizações usuárias conseguiram atingir benefícios importantes, como o aumento de produtividade, redução de custos operacionais e melhoria no atendimento aos clientes.
No entanto, a forma como ainda hoje é implementada esta integração é, via de regra, demasiadamente inflexível. Atualmente, a maioria dos sistemas de gerência de documentos integra-se com recursos de workflow em uma destas três maneiras:
No caso particular do GDOC, inicialmente imaginou-se em embutir as funcionalidades de workflow no próprio gerenciador de documentos. No entanto, a relação custo/benefício da construção destas funcionalidades pode ser pouco atraente, pois, além do grande esforço de implementação necessário, o produto resultante seria incapaz de integrar-se com qualquer outro sistema de gerência de workflow disponível no mercado. Este fato poderia significar uma séria restrição de mercado ao produto resultante do GDOC.
Uma nova proposta para essa integração está representada na figura abaixo. Nessa arquitetura, as funcionalidades de gerência de documentos e de gerência de workflow são implementadas em módulos separados, e são apresentadas de forma integrada às aplicações cliente (editores, listas de atividades pendentes, entre outras), através de uma camada de serviços, implementada na linguagem Java. O módulo de gerência de documentos seria efetivamente implementado dentro do escopo do projeto GDOC. No entanto, o sistema não implementado o módulo de gerência de workflow; ao invés de implementá-lo, o sistema integrar-se-ia com um sistema de gerência de workflow padrão, de acordo com as definições estabelecidas pela WfMC (Workflow Management Coalition), um consórcio formado por mais de 100 empresas da área de workflow. Desta forma, o sistema de gerência de documentos é capaz de integrar-se com qualquer sistema de gerência de workflow que atenda aos padrões da WfMC. Atualmente, as principais companhias da área já possuem produtos conformantes, e a expectativa é que até o final deste ano (1997) mais de 50 produtos já os atendam.
Nesse contexto, minhas atividades situam-se nas seguintes áreas:
Envie seus comentários e sugestões para vla@inf.ufrgs.br.
Última revisão em: 20 de Janeiro de 1997.