PROGRAMAÇÃO



1º dia - 11 / setembro / 2017

09:00 Abertura
Prof. Rodrigo Schramm (Música/UFRGS)
09:30 Aprendizagem de Máquina e Processamento Musical
Prof. Emmanouil Benetos (C4DM/QMUL)
Prof. Rodrigo Schramm (LCM/UFRGS)
12:00 Pausa para almoço
14:00 Composição Algorítmica
Prof. James Correa (Música/UFPel)
14:45 Tecnologias para o Ensino de Música a Distância
Prof. Helena de Souza Nunes (Música/UFRGS)
15:30 Coffee break
16:00 Computação Musical Ubíqua
Prof. Marcelo Pimenta (Computação/UFRGS)
16:45 Algoritmos e Música: a teoria dos conjuntos como um jogo de análise e composição
Prof. Marcelo Birck (Música e Tecnologia/UFSM)
17:30 Encerramento do 1º dia



2º dia - 12 / setembro / 2017

09:00 Abertura
Prof. Marcelo Johann (INF/UFRGS)
09:30 Palestra com Demonstração Métodos de construção de sintetizadores analógicos
Eng. Arthur Joly
12:00 Pausa para almoço
14:00 Síntese sonora em Pure Data
Prof. Luciano Zanatta (Música/UFRGS)
14:40 Sintetizadores com Arduino Due
Marcelo Johann (INF/UFRGS)
15:20 Três abordagens simbólicas para Computação Musical
Fernando Gualda (Música/UFRGS)
15:30 Coffee break
16:00 A Produção de Música Eletrônica no RS
Prof. Eloy Fritsch (Música/UFRGS)
16:45 Mesa Redonda Futuro da Pesquisa em Musica Eletrônica e Computação Musical
Mediador: Prof. Marcelo Johann (Microeletrônica/UFRGS)
17:30 Encerramento
Prof. Rodrigo Schramm (Música/UFRGS)






MINISTRANTES


Arthur Joly
Eng. Arthur Joly
Arthur Joly é músico, compositor, publicitário, produtor musical, engenheiro de áudio e inventor. Arthur atua no projeto e no desenvolvimento de sintetizadores analógicos e digitais desde 2008. Já produziu mais de trinta modelos de equipamentos e, hoje, é o engenheiro/inventor de sintetizadores de áudio mais expoente no Brasil, sendo responsável pela criação do maior sintetizador modular da América Latina, o JolyMod III.

Arthur Joly is a musician, composer, music producer, audio engineer and inventor. Arthur works prototyping and developing digital and analogue audio synthesizers since 2008. He has already produced more than thirty device models and, today, is a leading exponent engineer/inventor of audio synthesizers in Brazil, being responsible for the creation of the JolyMod III, the biggest modular synth in Latin America.
Website: http://www.recosynth.com/


Dr. Eloy Fritsch
Dr. Eloy Fritsch (Música/UFRGS)
Professor Associado nível 4 do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Leciona para os cursos de Composição Musical e Música Popular. Doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática da UFRGS, com pesquina aplicada na área da música computacional. É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS e coordenador do Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes da UFRGS. Atua na área da música prioritariamente em Computação Musical, Música Eletroacústica, Trilha Sonora e Música Popular. Coordenador do grupo de pesquisa em Computação Musical da UFRGS. Atualmente realiza pesquisas em composição musical no projeto de Música Eletroacústica Experimental e o Projeto MpME - Música por Meios Eletrônicos.

Associate Professor (level 4) of the Music Department of the Institute of Arts at UFRGS. Eloy teaches in the Music Composition and Pop Music undergraduate courses. He received his PhD in Computer Science from the Informatics Institute at UFRGS, applying his research in the computer music field. He is also a fellow researcher at the postgraduate program in Music at UFRGS and coordinates the Centre for Electronic Music of the Institute of Arts/UFRGS. His research focuses mainly on Computer Music, Electroacoustic Music, Sound track production and Pop Music. Currently, he conducts research in computer music as part of the project Experimental Electroacoustic Music and the project Music by Electronic Ways.
Website: http://www.ufrgs.br/musicaeletronica/


Dr. Emmanouil Benetos
Dr. Emmanouil Benetos (C4DM/QMUL)
Emmanouil Benetos é Professor e Pesquisador pela Academia Real de Engenharia no Centro para Música Digital da Universidade Queen Mary de Londres. Ele possui Bacharelado e Mestrado em Informática e Bacharelado em Piano. Após receber seu título de Doutorado em Engenharia Eletrônica (2012), Emmanouil Benetos trabalhou como pesquisador na City, Universidade de Londres. Seus interesses em pesquisa incluem processamento de sinais e métodos de aprendizagem de máquina para análise dew áudio, bem como as aplicações desses métodos nos campos de Recuperação de Informação Musical, Musicologia Computacional e análise de sons ambientais. É autor e co-autor de mais de 70 artigos científicos. Suas pesquisas em transcrição musical tem sido altamente citadas, e os algoritmos/sofwares por ele produzidos estiveram no topo do ranking MIREX (2013,2015). Ele é co-organizador das edições de 2013 e 2016 do Desafio IEEE de Detecção e Classificação de Eventos e Cenas Acústicas (DCASE), e da edição de 2015 do desafio MIREX para a tarefa Classificação e Detecção de Música/Fala. Emmanouil Benetos é co-chair do próximo workshop DCASE 2017.

Emmanouil Benetos is Lecturer and Royal Academy of Engineering Research Fellow at the Centre for Digital Music, Queen Mary University of London. He holds a BSc and MSc in Informatics, and a BMus in Piano Performance. After receiving his PhD in Electronic Engineering (2012), he joined City, University of London as University Research Fellow. His research interests include signal processing and machine learning methods for audio analysis, as well as applications of these methods to music information retrieval, computational musicology and environmental sound analysis, having authored/co-authored over 70 papers in the aforementioned fields. His ongoing research on automatic music transcription has been highly cited and he was author of top ranking software on the same topic (MIREX 2013, 2015). He co-organised the 2013 and 2016 iterations of the IEEE Challenge on Detection and Classification of Acoustic Scenes and Events (DCASE), the 2015 MIREX task on Music/Speech Classification & Detection, and he is Programme Co-Chair for the upcoming DCASE 2017 Workshop.
Website: http://www.eecs.qmul.ac.uk/~emmanouilb/


Dr. Gernando Gualda
Dr. Fernando Gualda (Música/UFRGS)
Fernando Gualda, egresso da UNIRIO, da classe do Prof. L. C. Justi, após atuar na Orquestra Sinfônica Brasileira e na Orquestra Sinfônica Nacional, seguiu para o exterior para se aperfeiçoar. Na Alemanha, estudou oboé com Prof. Washington Barella financiado pela VITAE e, posteriormente, com Prof. Thomas Indermühle na Hochschule für Musik Karlsruhe. Nos EUA, e no Reino Unido, atuou em orquestras, como camerista e como professor, além de obter os títulos acadêmicos de mestrado e doutorado com bolsas dos Governos Americano e Britânico, respectivamente. Desenvolve pesquisa científica em modelagem computacional e cognitiva aplicadas à performance musical. PhD em Artes Sonoras (Sonologia), desde 2010 é Professor de Oboé e Música de Câmara na UFRGS, onde atualmente chefia do Departamento de Música.

Fernando Gualda, PhD in Sonic Arts, former English horn player at symphony orchestras in Rio de Janeiro, studied oboe in Germany and in the USA, researches computational music analysis, teaches oboe and chamber music at UFRGS, where currently holds the office of Department Head.


Dra. Helena de Souza Nunes
Dra. Helena de Souza Nunes (Música/UFRGS)
Doutora em Música pela Universität Dortmund (UNIDO, 1998). Possuiu Mestrado em Música com ênfase em Educação Musical (1990), Bacharelado em Música – Habilitação Canto (1979) e Licenciatura em Educação Artística – Habilitação Música (1982) pela UFRGS. É professora titular do Departamento de Música IA/UFRGS, onde criou e coordenou ações de formação de professores de Música para a Escola Básica em modalidade EAD, mediada pela Internet. Atua como professora convidada no Programa de Pós-graduação em Música da UFBA, onde orienta mestrado e doutorado. Dedica sua produção aos seguintes temas: Educação Musical à distância mediada por TIC, Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG), Musicalização de Adultos através da Voz (MAaV).

Helena de Souza Nunes is Professor at the Music Department at UFRGS. She holds a BSc and MSc in Music Education and Singing. Helena received her PhD from the Universität Dortmund (Germany, 1998). Currently, Helena is also a fellow researcher at the postgraduate program in Music at UFBA. She coordinated, between 2004 and 2012, the CAEF and PROLICENMUS projects, as part of a national program to train teachers in the Brazilian primary schools with the support of e-learning methods. Her research interests are music education using information and communication technologies, the music pedagogy though the method CDG, and adult music training by the support of voice (MAaV).


Dr. James Correa
Dr. James Correa (Música/UFPel)
James Correa é Doutor em Composição pela Universidade de Buffalo (SUNY Buffalo), Mestre em composição e Bacharel em violão pela UFRGS. Suas composições tem sido apresentadas na América do Sul, Estados Unidos, Canada, Europa e nos mais importantes eventos de música contemporânea e salas de concerto do Brasil. Sua música tem sido interpretada por grupos e solistas tais como Ensemble Orpheus, Ice, New York New Music Ensemble, Barton Workshop, North/South Consonance, Percussion Ensemble PIAP, Orquestra do Theatro Sao Pedro, Magnus Andersson, Catarina Domenici. Correa foi professor de computação musical no programa de pós graduação da Universidade de Buffalo e atualmente é professor de composição, computação musical e coordenador do Laboratório de Composição - LabComp da Universidade Federal de Pelotas.

James Correa has a Doctor degree in composition (SUNY Buffalo), Master in composition and Bachelor in guitar (UFRGS). His works have been performed in South America, United States, Canada, Europe, and in the most important concert halls and Contemporary Music Festivals in Brazil. His music has been interpreted by ensembles and soloists such as Ensemble Orpheus, Ice, New York New Music Ensemble, Barton Workshop, North/South Consonance, Percussion Ensemble PIAP, Orquestra do Theatro Sao Pedro, Magnus Andersson, Catarina Domenici, and so on. He was adjunct professor of computer music in the music department at University at Buffalo, and he is now professor of composition, computer music, and director of the Laboratório de Composição - LabComp, the computer music studio at the Federal University of Pelotas, Brazil.
Website: https://ufpel.academia.edu/JamesCorrea


Dr. Luciano Zanatta
Dr. Luciano Zanatta (Música/UFRGS)
Luciano Zanatta tem Doutorado em Composição pela UFRGS. É professor do Departamento de Música da UFRGS com atuação nas áreas de Composição, Música Popular e Música Eletrônica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Criação Sonora.

Luciano Zanatta holds a PhD in Composition from UFRGS. He is adjunct professor at the Department of Music at UFRGS with activities in Composition, Popular Music and Electronic Music. He coordinates the Research Group on Sound Creation.


Me. Marcelo Birck
Me. Marcelo Birck (Música e Tecnologia/UFSM) 
Professor do Bacharelado em Música e Tecnologia da UFSM, Bacharel em Composição pela UFRGS e Mestre em Composição e Novas Tecnologias pela UFG. Cantor, compositor e guitarrista, inicia carreira solo em 2000 com um CD homônimo, tendo desde então participado de alguns dos principais festivais do Brasil, tais como TIM Festival (2006) e Lollapallooza (2013, como integrante da banda Graforréia Xilarmônica). Como produtor, já trabalhou com artistas como Júpiter Maçã (RS) e Repolho (SC). Seu segundo CD solo (Timbres Não Mentem Jamais) caracteriza-se pela investigação sonora, com influências de Jovem Guarda, Surf Music, Beatles, brega setentista, e vanguardas musicais dos séc. XX e XXI, sempre radicalizando os recursos oferecidos pelos meios computadorizados. O resultado pode ser descrito como um móbile de procedimentos, baseado na interação entre musicalidades distintas e descontextualização de elementos familiares. Nos shows, músicos tocando ao vivo interagem com bases gravadas. A concepção é complementada com a projeção de imagens criadas utilizando recursos de produção digital e analógica (animações em super-8 realizadas direto na película).

Professor at Federal University of Santa Maria (Brazil). Bachelor in Musical Composition at UFRGS and Master in Composition and New Technologies at UFG. Singer, composer and guitarist, started his solo career in 2000 with his first CD. As arranger, producer and composer, worked with artists such as Jupiter Maçã, Graforréia Xilarmônica and Repolho. His second CD (Timbres Não Mentem Jamais) radicalizes the resources offered by the computerized media. The result can be described as a mobile of procedures, based on the interaction between distinct musicalities and decontextualization of familiar elements. At concerts, live musicians interact with recorded bases. The design is complemented by the projection of images created using digital and analogue production resources (super-8 animations painted directly into the film).
Website: http://www.marcelobirck.com/


Dr. Marcelo Johann
Dr. Marcelo Johann (INF/UFRGS)
Marcelo Johann (membro IEEE, AES, ICMA, SBC) recebeu os graus de Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil, em 1992, 1994 e 2000, respectivamente, tendo passado 6 meses na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), como parte do programa de doutorado. Desde 2003 é professor em tempo integral no Instituto de Informática da UFRGS. Marcelo Johann é coautor de 6 capítulos de livros e mais de 60 artigos em conferências, principalmente em tópicos relacionados a automação de projeto de circuitos integrados. Seus interesses de pesquisa incluem algoritmos para posicionamento, roteamento, dimensionamento discreto de portas lógicas, otimização combinatorial, projeto de circuitos de áudio, gravação de música erudita e computação musical.

Marcelo Johann (IEEE member, AES, ICMA, SBC) received the Bachelor, Master and PhD degrees in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in Porto Alegre, Brazil, in 1992, 1994 and 2000, respectively, having spent 6 months at the University of California at Los Angeles (UCLA) as part of the doctoral program. He worked from 2000 to 2002 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), and since 2003 is a full-time associate professor at the UFRGS Institute of Informatics. Marcelo Johann is co-author of 6 book chapters and more than 60 articles in conferences, mainly on topics related to integrated circuit design automation. His research interests include positioning algorithms, routing, discrete logic gate sizing, combinatorial optimization, audio circuit design, classical music recording and musical computation.
Website: http://www.inf.ufrgs.br/~johann/


Dr. Marcelo Soares Pimenta
Dr. Marcelo Pimenta (Computação/UFRGS)
Doutor em Informática - Université Toulouse 1 (1997), Bacharel (1988) e Mestre (1991) em Ciências da Computação pela UFRGS, com Pós-doutorado na Université Paul Sabatier (Toulouse, França). Atualmente, é professor titular e pesquisador no Instituto de Informática (INF) da UFRGS, onde orienta alunos de doutorado e mestrado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Homem Computador, Engenharia de Software, Computação Musical e na integração entre estas áreas. Associado número 1948 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Marcelo Pimenta é coordenador do Computer Music Lab (Laboratório de Computação Musical - LCM) e membro do grupo de pesquisa multidisciplinar no Instituto de Informática da UFRGS, onde atua em pesquisas que abordam Interação Homem-Máquina, Engenharia de Software, e Computação Musical integrada à essas areas. É membro fundador do Grupo de Música Ubíqua (g-ubimus).

Marcelo S. Pimenta is Full Professor at Institute of Informatics (INF), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, south of Brazil. He received his PhD in Computer Science from Université Toulouse 1 (France) in 1997 - at Laboratoire LIIHS “Logiciel Interactif et Interaction Homme-Système” (Interactive Software and Human Computer Interaction team) of University of Toulouse 1 Capitole, Toulouse, France - and the bachelor and master's degree in Computer Science from UFRGS in 1988 and 1991, respectively. He is head of Laboratório de Computação Musical (LCM), the UFRGS Computer Music Laboratory. Since 1998, he is member of a multidisciplinary research group at INF/UFRGS working with topics in Human-Computer Interaction , Software Engineering and Computer Music with emphasis in the integration of these areas. Member and founder of the Ubiquitous Music Group (g-ubimus), currently his research focuses on ubiquitous music, adaptive interfaces, and user-centered software engineering.
Website: http://www.inf.ufrgs.br/~mpimenta/


Dr. Rodrigo Schramm
Dr. Rodrigo Schramm
Rodrigo Schramm é Bacharel (2007) e Mestre (2009) em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Recebeu o título de Doutor (2015) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é atualmente Professor do Departamento de Música e membro do Centro de Música Eletrônica (Instituto de Artes) e do Laboratório de Computação Musical (Instituto de Informática). Entre 2013 e 2014 foi Pesquisador visitante no ICCMR - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Computação Musical da Universidade de Plymouth / UK. Entre 2016 e 2017 foi Pesquisador Visitante pela Academia Real de Engenharia no Centro para Música Digital da Universidade Queen Mary de Londres / UK, com apoio do Programa Newton para Colaboração Internacional em pesquisa. Seus interesses em pesquisa incluem processamento de sinais e reconhecimento de padrões, aprendizagem de máquina aplicados à transcrição e à avaliação de performance musical.

Rodrigo Schramm holds a bachelor (2007) and master (2009) degree in Computer Science from the University of the Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). He received the PhD degree (2015) in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) / Brazil, where he is currently a faculty member. Between 2013 and 2014, he was visiting fellow at ICCMR - Interdisciplinary Center for Computer Music Research - Plymouth University / UK. In 2016, he was awarded by the Royal Academy of Engineering with the Newton Research Collaboration Program Award. As part of his work, he has conducted research at the Queen Mary University of London, focusing his activities on the development of techniques for automatic music transcription. His research focuses on signal processing, pattern recognition and machine learning applied to automatic music transcription and automatic assessment of musical performances.
Website: http://professor.ufrgs.br/rschramm