Chamada de Trabalhos – WTDO 2022

O Sexto Workshop de Teses e Dissertações em Ontologias (WTDO) é uma trilha do ONTOBRAS (Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil) que oferece uma oportunidade para estudantes de doutorado e mestrado que trabalham na área de Ontologias. O evento procura fomentar a discussão de suas propostas de pesquisa com especialistas; receber um feedback em suas questões metodológicas e desenvolver uma rede de contato com a comunidade de pesquisa.

O WTDO é focado em artigos curtos descrevendo propostas de pesquisa de mestrado e doutorado em ontologias. Os artigos aceitos serão apresentados no workshop, que irá ocorrer durante o Ontobras 2022. Neste ano o evento será VIRTUAL e GRATUITO, e ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de Novembro de 2022.

Estudantes de mestrado e doutorado estão convidados a submeter suas propostas de pesquisa e folhas de pesquisa.

A folha de pesquisa deve ser incluída nas duas primeiras páginas do documento submetido e deve seguir o template disponibilizado no link a seguir:

https://www.inf.ufrgs.br/ontobras/wp-content/uploads/2021/04/WTDO-Ficha-da-Pesquisa-v2.docx

A proposta de pesquisa (mestrado ou doutorado) deve ser incluída a partir da terceira página do documento a ser submetido e deve ocupar um máximo de 6 páginas adicionais incluindo referências (cada submissão deve conter um máximo de 8 páginas, incluindo a folha de pesquisa e a proposta). As páginas da proposta de pesquisa devem seguir o template da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). OS templates para MS Word, LibreOffice e LaTeX podem ser encontrados no site da SBC, no link a seguir:

http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos

Submissões devem ser escritas em PORTUGUÊS, ESPANHOL ou INGLÊS, em formato de arquivo PDF. As propostas de pesquisa aceitas para apresentação no WTDO serão publicadas junto com os proceedings do Ontobras.

Submissões para o WTDO devem ser feitas através do EasyChair, no link a seguir:

https://easychair.org/my/conference?conf=wtdo2022

Além da submissão, os orientadores dos pesquisadores devem enviar um email para wtdo2022@easychair.org deixando claro que eles estão cientes da submissão de seu orientando e que estão de acordo com o envio do trabalho para o WTDO 2022.

O mesmo manuscrito (texto ou título) não pode ser submetido para o WTDO e trilha principal do Ontobras ao mesmo tempo. Propostas de pesquisa relacionadas a teses e dissertações que já foram defendidas ou com uma data de defesa prevista para antes do evento não serão consideradas.

Datas importantes

  • Data limite para submissão:  10 de julho de 2022  24 de julho de 2022   31 de julho de 2022  03 de agosto de 2022
  • Notificação dos autores: 25 de setembro de 2022 29 de setembro de 2022
  • Data limite para versão final: 09 de outubro de 2022 14 de outubro de 2022

Revisão

As propostas submetidas serão analisadas pelo comitê do Ontobras. A revisão levará em conta tanto a originalidade, clareza e relevância da definição do problema. Outros elementos relevantes da revisão incluem: o propósito da pesquisa, a análise do estado da tarde e trabalhos relacionados, a adequação do método de pesquisa utilizado, a qualidade do texto, o potencial de avanço da área de pesquisa em Ontologia, e se o trabalho está ou não em uma fase em que o estudante possa se beneficiar de participar no workshop (por isto propostas de pesquisas que já foram defendidas ou concluídas não serão aceitas). Submissões que não forem selecionadas para serem apresentadas no WTDO também receberão um feedback dos revisores.

Apresentações

Os artigos aceitos devem ser apresentados (através de uma plataforma de videoconferência fornecida pelo evento) exclusivamente pelo estudante no workshop durante o Ontobras. O estudante receberá um feedback de uma banca de pesquisadores seniores da área, e a sessão será aberta para todos os participantes do Ontobras. Todos apresentadores devem participar de todas sessões do workshop com o objetivo de criar um grupo qualificado para discussões. A agenda irá prever aos apresentadores tempo suficiente para discussões e questionamentos por pesquisadores participantes e outros estudantes.

As apresentações do WTDO 2022 serão avaliadas por especialistas da área previamente selecionados. Os resultados das avaliações (considerando tanto a submissão quanto a apresentação) servirão como base para a seleção dos dois melhores artigos do WTDO 2022 (um no nível de mestrado e um no nível de doutorado). Os melhores artigos serão anunciados durante o evento e receberão como prêmio a inscrição gratuita na próxima edição do Ontobras. Premiação válida exclusivamente para o estudante autor da pesquisa selecionada.