Tutoriais 2022

Designing Virtual Knowledge Graphs with Ontop and Ontopic Studio – INGLÊS

“Desenvolvendo Grafos Virtuais de Conhecimento (VKGs) com Ontop e Ontopic Studio”

Diego Calvanese, Benjamin Cogrel, and Davide Lanti

Neste tutorial, Diego Calvanese, Benjamin Cogrel e Davide Lanti ensinarão aos participantes como projetar grafos virtuais de conhecimento (VKGs) usando Ontop e Ontopic Studio*. Este tutorial cobrirá:

  • Introdução a Grafos Virtuais de Conhecimento (VKGs), OWL2QL, mapeamentos e IRI templates, saturação de mapeamento, e formulação de consultas com Diego Calvanese
  • Introdução ao Ontopic Studio com Benjamin Cogrel
  • Desenvolvimento de Grafos Virtuais de Conhecimento (VKGs) via Ontopic Studio (hands-on) com Benjamin Cogrel
  • Configurando e acessando um endpoint SPARQL usando Ontop (hands-on) com Davide Lanti

Bio: Diego Calvanese é professor titular no Research Centre for Knowledge and Data (KRDB) da Faculdade de Ciências da Computação da Free University of Bozen-Bolzano (Itália), onde lidera o grupo de pesquisa Integração Inteligente e Acesso a Dados (In2Data). Ele também é professor convidado da Wallenberg em Inteligência Artificial para Gerenciamento de Dados na Umeå University (Suécia).  Seus interesses de pesquisa referem-se a aspectos fundamentais e aplicados em Inteligência Artificial e Bancos de Dados, notadamente formalismos para representação e raciocínio do conhecimento, Grafos Virtuais de Conhecimento para gerenciamento e integração de dados, Lógica de Descrição, Web Semântica, e modelagem e verificação de processos sensíveis aos dados.  Ele é o autor de mais de 400 publicações referenciadas, incluindo as dos mais prestigiados locais em Inteligência Artificial e Bancos de Dados, com mais de 35000 citações e um h-index de 74, de acordo com o Google Scholar.  Ele é membro da European Association for Artificial Intelligence (EurAI), da Asia-Pacific Artificial Intelligence Association (AAIA), e da Association for Computing Machinery (ACM).  Ele é o criador e co-fundador da Ontopic, o primeiro spin-off da Free University of Bozen-Bolzano, fundada em 2019, e desenvolve soluções e tecnologias baseadas em IA para gerenciamento e integração de dados.

Bio: Davide Lanti é professor assistente no Research Centre for Knowledge and Data (KRDB) da Faculdade de Ciências da Computação da Free University of Bozen-Bolzano (Itália), onde realiza pesquisas sobre Grafos Virtuais de Conhecimento, Web Semântica, Bancos de Dados e Lógica de Descrição. Ele recebeu seu mestrado em Lógica Computacional conjuntamente da Technische Universität Dresden (Alemanha), e da Free University of Bozen-Bolzano (Itália). Ele recebeu seu PhD na Faculdade de Ciência da Computação da Free University of Bozen-Bolzano, Itália.

Bio: Benjamin Cogrel é CTO e co-fundador da Ontopic, um spin-off da Free University of Bozen-Bolzano especializado em Grafos Virtuais de Conhecimento (VKGs) e Construção de Grafos de Conhecimento. Ele também é um dos principais desenvolvedores do Ontop, o mais popular mecanismo open-source de construção de Grafos Virtuais de Conhecimento. Antes de fundar a Ontopic, Benjamin foi um pesquisador entre 2014 a 2019 no Intelligent Integration and Access to Data (In2Data) no KRDB research centre da Free University of Bozen-Bolzano, onde trabalhou em Grafos Virtuais de Conhecimento e trouxe importantes contribuições para a Ontop. Ele recebeu seu PhD em Ciência da Computação na University of Paris-Est em 2013.


Os princípios FAIR e os artefatos semânticos, o que fazer?

Neste tutorial, Luiz Bonino irá tratar da interseção entre os princípios de FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e o processo de engenharia de ontologias, levando o participante a compreender como tornar sua ontologia em um artefato FAIR. Ao longo do tutorial, os seguintes pontos serão explorados:

  • Princípios FAIR – Findable, Accessible, Interoperable, Reusable
  • Implicações dos princípios FAIR para ontologias
  • Como avaliar a FAIRness de uma ontologia
  • Como tornar uma ontologia mais FAIR

Luiz Olavo Bonino

Bio: Luiz Olavo Bonino é professor associado no grupo de Services and Cybersecurity da University of Twente e no BioSemantics Group do Leiden University Medical Centre. Sua formação é em modelagem conceitual orientada a ontologias, interoperabilidade semântica, computação orientada aos serviços, engenharia de requisitos e computação sensível ao contexto. Desde 2014 Luiz tem se concentrado em atividades de pesquisa, design e desenvolvimento relacionadas ao apoio da construção, publicação, indexação, busca, avaliação e anotamento de (meta)dados e serviços FAIR.