
Acima: Imagem do Visualizador do Clima Espacial. A imagem acima não corresponde a dados ao vivo.
A maneira mais fácil de visualizar esta imagem é abrindo o Visualizador do Clima Espacial. Na seção "IMAGENS" selecionar "O Sol" no menu. Selecionar a imagem chamada "Imagem do Disco Cheio do Sol em H-alfa a partir do Observatório Solar de Kanselhohe"
Não esqueça de verificar a data e hora exata em que a imagem foi obtida, que consta no topo da imagem, no centro. A checagem da data e hora da imagem é imporante pois as imagens não são atualizadas se as condições de observação no Observatório Solar Kanzelhohe são ruins (tempo nublado). Quando as condições são favoráveis estes dados são atualizados diariamente.
O filtro especial em H-Alfa (Hidrogênio-Alfa) usado pelo telescópio no Observatório Solar Kanzelhohe nos permite ver com segurança o Sol, pois ele bloqueia toda a luz com exceção do comprimento de onda específico da luz vermelha. Estas imagens em H-Alfa tornam possível enxergar as manchas negras chamadas de manchas solares na superfície do Sol. A aparência destas manchas solares nesta imagem são escuras enquanto as áreas claras são chamadas de plagas. Quando você estiver trabalhando com estas imagens, é comum ver filamentos estendidos e escuros, que aparecem como proeminências brilhantes perto da borda do Sol. Os tamanhos e posições das manchas solares e a presença dos filamentos e plaga indicam campos magnéticos intensos e um possível fulguração (ou erupção solar).
Os tutoriais acima complementam os flip charts e planilhas de dados disponíveis para download.