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- O projeto consite na criação de um ambiente totalmente 3D utilizando tecnologia openGL Para complementar algumas funcionalidades que não são fornecidas pelo openGL utilizamos as bibliotecas GLUT.
Este ambiente deve representar alguns elementos da realidade conforme orientação do professor. Estes elementos são: um oceano, uma ilha, um barco e mais alguns elementos animados condizentes com o cenário.
Todos o cenário foi modelado utilizando malhas procedurais que são desenhadas atráves de laços encadeados que criam vertíces. Com os vertíces definidos partimos para criação de triangulos que irão compor cada face dos elementos.
Para alguns elementos também foram utlizados as técnicas que envolvem perfis de revolução.
O sistema ainda compreende técnicas de iluminação conforme estudadas ao londo da discplina e diversas possibilidades de câmeras.
Elementos
- 1 oceano com representação das ondulações naturais da água.
- 1 barco primário.
- 1 barco secundário (canoa) atrelado ao primeiro, mas com possibilidade deslocamento independente.
- 1 sol.
- Diversos elementos ilustrativos como cabana, garrafas, árvores, etc.
Funcionalidades
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A interação baseia-se em todo o conteúdo estudado ao longo do semestre. Ainda não é uma interação rica, porém o sistema já compreende alguns elementos de interação interessantes. A interação utiliza unicamente como entrada as funções de teclado.
No próximo tópico deste manual vamos detalhar cada comando de teclado.
Algumas das funcionalidades do sistema são:
- Movimento de um barco primário utilizando o movimento baseado por eixos. Ao acionar as setas laterias o barco gira, e ao clicar na seta UP o barco movimenta-se na direção definida.
- O barco recebe comando para freiar que respeita as condições de desacelaração reias da física.
- É possível dar ao barco primário um comando para liberar um segundo barco.
- É possível movimentar o segundo barco independete do primeiro.
- Presença de um sol que movimenta-se simulando o movimento de translação real da terra ao redor do sol.
- Possibilidade de escolher 3 tipos de câmeras, inclusive uma câmera que acompanha o barco primário.
- Trocar de barco.
Comandos de Teclado
- Seta UP = Movimenta o barco para frente, na direção escolhida.
- Setas RIGHT e LEFT = Gira o barco no sentido escolhido (direita ou esquerda).
- Seta DOWN = Freia o barco.
- C = Alterna entre as 3 câmeras.
- R = Libera o barco secundário.
- B = ALterna o barco que está sendo controlado no momento.
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