INF01009 – Computação Gráfica
Semestre 2003/1

Trabalhos e Leituras Recomendadas

 
Trabalhos

Trabalho de Implementação No 0 (Aquecimento)

    Data de Divulgação: 30/04/03
    Data para Entrega  : 04/05/03 às 13:30

     Trata-se de um exercício bastante simples para familiarizá-lo com o ambiente de programação que usaremos na disciplina (Visual C++/Dec C++, OpenGL e GLUT). Download o programa double.c (exemplo 1-3 do livro vermelho de OpenGL), crie um projeto usando Visual C++ ou Dev C++ (escolha o ambiente que você pretende utilizar ao longo da disciplina), compile e execute o programa. Só isso!

Trabalho de Implementação No 1 (Definindo uma Câmera Virtual  em OpenGL)

    Data de Divulgação: 21/05/2003
    Data para Entrega  : 28/05/2003 às 13:30

   Descrição do Trabalho

Trabalho de Implementação No 2

             - Renderizando modelos geométricos arbitrários (malhas triangulares) no centro da janela
             - Realizando translações e rotações de câmera ao redor de seus eixos
             - Explorando cores em OpenGL
             - Explorando o relacionamento entre near e far clipping planes e o efeito  na resolução do buffer de profundidade
             - Utilizando uma GUI (Graphics User Interface)
             - Renderizando modelos cujos vértices encontram-se orientados nos sentidos horário e anti-horário

     Data de Divulgação: 28/05/2003
     Data para Entrega  : 04/06/2003 às 13:30

      Descrição do Trabalho
                   Arquivos de teste: cubo e vaca.

Trabalho de Implementação No 3

             - Implementação do pipeline gráfico

     Data de Divulgação: 18/06/2003
     Data para Entrega  : 02/07/2003 às 13:30

      Descrição do Trabalho
                   Arquivos de teste: os mesmo que do trabalho número 2

Leituras

05/05/2003 - Leia o Capítulo 1 do Livro Vermelho de OpenGL Red Book.

07/05/2003 - Leia o Capítulo 2 do Livro Vermelho de OpenGL Red Book.

18/06/2003 - Leia a Seção 5.6 (Drawing 3D Scenes with OpenGL) do Livro Computer Graphics Using OpengGL.
                   Leia o Capítulo 7 (Three-Dimensional Viewing) do livro Computer Graphics Using OpengGL.

04/07/2003 - Leia o Capítulo 8  (Rendering Faces for Visual Realism) do livro Computer Graphics Using OpengGL.
                   Leia as Seções 13.1 a 13.3 (páginas  699-713) sobre eliminação de superfícies ocultas, do livro Computer Graphics Using OpengGL.

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