Matriz de Produtos

A rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas. Uma das formas de atingir esse objetivo é através do desenvolvimento de aplicações e serviços inovadores atuando junto com grupos de pesquisa de diversas universidades brasileiras e empresas de áreas relacionadas a redes de computadores, engenharia de rede e sistemas distribuídos.  

Como uma forma de promover uma maior interação entre as atividades executadas na RNP e esses grupos de pesquisa, assim como, a inovação contínua dos produtos e serviços desenvolvidos, em 2002 foi criado o Programa de Grupos de Trabalhos (GT-RNP). Esse programa visa demostrar a utilização de novos protocolos, serviços e aplicações de rede que atendam às necessidades das instituições conectadas a rede da RNP. Ao longo dos anos, muitos projetos resultantes desse Programa transformaram-se em serviços em produção da RNP.

De modo geral, pode-se dizer que os serviços oferecidos pela RNP são resultados do processo de inovação e prospecção em atividades de análise de cenários e tendências com parceiros da comunidade acadêmica, do setor empresarial e das principais redes acadêmicas mundiais, que facilitam e promovem a comunicação, a colaboração à distância e a disseminação de conhecimento, englobando desde a estratégia até a operação. Atualmente, os serviços da RNP são agrupados em categorias, entre elas os serviços de comunicação e colaboração.

Acesse AQUI a matriz de produtos das soluções de videocolaboração da RNP.