|
Trabalhos
e Notas | Bibliografia
| Links
Baixe a súmula e o programa (calendário)
da disciplina.
Carga horária: 2 horas-aula/semana
Créditos: 2 Ministrantes: Prof. Marcelo
Johann e Prof. Marcelo Pimenta
Súmula: Conceitos básicos de
computação musical: conceitos fundamentais de som e música,
vibrações, ondas, sons e sinais elétricos, domínio tempo e
freqüência, harmônicos, consonância e dissonância, timbre,
intervalos, notas e acordes, evolução das escalas musicais e
temperamento. Representação da informação sonora e musical: formatos
de áudio digital, MIDI. História dos instrumentos e métodos para
síntese de sons (particularmente sintetizadores eletrônicos e
digitais). Síntese Aditiva, Subtrativa, FM, novos métodos de
síntese. Software musical para acompanhamento, edição de partituras,
seqüenciamento, gravação de áudio, síntese sonora, educação musical:
aspectos principais, exemplos e utilização. Novas tendências:
Inteligência Artificial e Música, Interação Humano-Computador e
Música. Exercícios, audições, exemplos e experimentos.
Objetivo: O curso tem por objetivo
geral introduzir os conceitos básicos sobre Computação Musical. O
objetivo específico é permitir aos participantes conhecer,
compreender e utilizar alguns equipamentos, técnicas, modelos,
ferramentas e linguagens de computação musical.
Trabalhos e Notas
(Em construção - ver a disciplina no
Moodle do II.)
Idéias
de Projetos para a Disciplina (2009/2)
^
topo
Bibliografia
Básica:
- ARCELA, A. A Linguagem SOM-A para Síntese Aditiva. In:
Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 1., 1994, Caxambu -
MG. Anais... Belo Horizonte: Escola de Música / UFMG, 1994.
- CHOWNING, J. M. The Synthesis of Complex Audio Spectra by
Means of Frequency Modulation. Journal of the Audio Engineering
Society 21(7):526-534. [S.l.: s.n.], 1973. (Reprinted in Computer
Music Journal 1[2]:46-54, 1977).
- DE POLI, G. A Tutorial on Digital Sound Synthesis Techniques.
In: ROADS, C. (Ed.). The Music Machine. [S.l.: s.n.], 1989.
p.429-447.
- DODGE, C.; JERSE, T. A. Computer Music: Synthesis, Composition
and Performance. 2. ed. New York: Schirmer Books, 1997. 455 p. :
il.
- MIRANDA, E. R. Computer Sound Design: Synthesis Techniques and
Programming. Oxford: Focal Press, 2002 (2nd Edition).
- MIRANDA, E. R. Composing Music with Computers. Oxford: Focal
Press, 2001.
- MIRANDA, E. R. Readings in Music and Artificial Intelligence.
Australia: Harwood Academic, 2000.
- MIRANDA, E. R. Computer Sound Synthesis for the Electronic
Musician. Oxford: Focal Press, 1998.
- PALOMBINI, C. The Brazilian Group for Computer Music Research:
A Proto-History. Leonardo Music Journal, [S.l.], v.10, p.13-20,
2000.
- ROADS, C. The Computer Music Tutorial. Cambridge,
Massachusetts: MIT Press, 1996.
- ROADS, C. Automated Granular Synthesis of Sounds. Computer
Music Journal 2(2):61-62. Cambridge, Massachusetts: MIT Press,
1978.
- WANDERLEY, M.; BATTIER, M. Trends in Gestural Control of
Music. [S.l.]: Ircam - Centre Pompidou, 2000.
- XENAKIS, I. Formalized Music. Bloomington, Indiana: Indiana
University Press, 1971.
Aula Inaugural - Computação Musical e história da
tecnologia musical eletrônica:
- MILETTO, E. M.; COSTALONGA, L. L.; FLORES, L. V.; FRITSCH, E.
F.; PIMENTA, M. S.; VICARI, R. M. Minicurso:
Introdução à Computação Musical. In: IV CBCOMP - CONGRESSO
BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, 2004, Itajaí, SC. Itajaí, SC: [s.n.],
2004. p.883-902.
- CHADABE, J. Electric Sound: The Past and Promise of Electronic
Music. [S.l.]: Prentice-Hall, 1996.
- HOLMES, T. Electronic and Experimental Music. 2 ed. New York:
Routledge, 2002.
Aula 2 - física do som e escalas musicais:
- FERENCE JR, M.; LEMON, H. B.; STEPHENSON, R. J. Analytical
Experimental Physics. Chicago: University of Chicago Press,
1956.
* Edição brasileira: FERENCE JR, M.; LEMON, H. B.;
STEPHENSON, R. J.; [trad. e adapt. de] GOLDEMBERG, J. Física:
cursos colegial e vestibular. v.3 - Ondas (Som e Luz). São Paulo:
Edgard Blücher, 1978.
Aulas 1, 5 e 8 - história, síntese FM e MIDI:
- MOORE, M. L. Sound Blaster: O Livro Definitivo. Rio de
Janeiro: Campus, 1994.
^
topo
Links
Básicos:
Aula Inaugural - história da tecnologia musical
eletrônica:
Aula 2 - escalas, afinação; linguagem Pure Data:
Aula 3 - síntese aditiva; live coding:
Aula 4 - síntese subtrativa; ondas estacionárias; Java Sound:
Aula 5 - síntese FM:
Aula 6 - áudio digital:
(Aula 7 - verificação escrita)
Aula 8 - MIDI; composição algorítmica:
Aula 9 - composição assistida por computador:
- Baixe as transparências
apresentadas na aula, em 2009/2 (arquivo .pdf, 635kB).
- Transparências
do prof. Dannenberg sobre o tema (arquivo .pdf, 1,32MB).
Aula 10 - informática na educação musical:
Baixe as transparências
apresentadas na aula, em 2009 e 2010 (arquivo .pdf zipado, 350kB). Nas
transparências há links para baixar alguns dos artigos citados.
(A cada nova aula os materiais correspondentes serão postados aqui.)
^
topo |