News

Paper in press, by the LCM team: "Cooperative mechanisms for networked music", to appear in Future Generation Computer Systems (journal by Elsevier).

 
Institute of Informatics
      Home arrow Courses arrow Computer Music Class
 
Home
Members
Research
Publications
Courses
Downloads
 
 
 
 
 
 
Tópicos Especiais em Computação: Computação e Música (only in Portuguese)      


Trabalhos e Notas | Bibliografia | Links

Baixe a súmula e o programa (calendário) da disciplina.

Carga horária: 2 horas-aula/semana
Créditos: 2
Ministrantes: Prof. Marcelo Johann e Prof. Marcelo Pimenta

Súmula: Conceitos básicos de computação musical: conceitos fundamentais de som e música, vibrações, ondas, sons e sinais elétricos, domínio tempo e freqüência, harmônicos, consonância e dissonância, timbre, intervalos, notas e acordes, evolução das escalas musicais e temperamento. Representação da informação sonora e musical: formatos de áudio digital, MIDI. História dos instrumentos e métodos para síntese de sons (particularmente sintetizadores eletrônicos e digitais). Síntese Aditiva, Subtrativa, FM, novos métodos de síntese. Software musical para acompanhamento, edição de partituras, seqüenciamento, gravação de áudio, síntese sonora, educação musical: aspectos principais, exemplos e utilização. Novas tendências: Inteligência Artificial e Música, Interação Humano-Computador e Música. Exercícios, audições, exemplos e experimentos.

Objetivo: O curso tem por objetivo geral introduzir os conceitos básicos sobre Computação Musical. O objetivo específico é permitir aos participantes conhecer, compreender e utilizar alguns equipamentos, técnicas, modelos, ferramentas e linguagens de computação musical.

Trabalhos e Notas

(Em construção - ver a disciplina no Moodle do II.)

Idéias de Projetos para a Disciplina (2009/2)

^ topo

Bibliografia

Básica:

  • ARCELA, A. A Linguagem SOM-A para Síntese Aditiva. In: Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 1., 1994, Caxambu - MG. Anais... Belo Horizonte: Escola de Música / UFMG, 1994.
  • CHOWNING, J. M. The Synthesis of Complex Audio Spectra by Means of Frequency Modulation. Journal of the Audio Engineering Society 21(7):526-534. [S.l.: s.n.], 1973. (Reprinted in Computer Music Journal 1[2]:46-54, 1977).
  • DE POLI, G. A Tutorial on Digital Sound Synthesis Techniques. In: ROADS, C. (Ed.). The Music Machine. [S.l.: s.n.], 1989. p.429-447.
  • DODGE, C.; JERSE, T. A. Computer Music: Synthesis, Composition and Performance. 2. ed. New York: Schirmer Books, 1997. 455 p. : il.
  • MIRANDA, E. R. Computer Sound Design: Synthesis Techniques and Programming. Oxford: Focal Press, 2002 (2nd Edition).
  • MIRANDA, E. R. Composing Music with Computers. Oxford: Focal Press, 2001.
  • MIRANDA, E. R. Readings in Music and Artificial Intelligence. Australia: Harwood Academic, 2000.
  • MIRANDA, E. R. Computer Sound Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press, 1998.
  • PALOMBINI, C. The Brazilian Group for Computer Music Research: A Proto-History. Leonardo Music Journal, [S.l.], v.10, p.13-20, 2000.
  • ROADS, C. The Computer Music Tutorial. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1996.
  • ROADS, C. Automated Granular Synthesis of Sounds. Computer Music Journal 2(2):61-62. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1978.
  • WANDERLEY, M.; BATTIER, M. Trends in Gestural Control of Music. [S.l.]: Ircam - Centre Pompidou, 2000.
  • XENAKIS, I. Formalized Music. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 1971.

Aula Inaugural - Computação Musical e história da tecnologia musical eletrônica:

  • MILETTO, E. M.; COSTALONGA, L. L.; FLORES, L. V.; FRITSCH, E. F.; PIMENTA, M. S.; VICARI, R. M. Minicurso: Introdução à Computação Musical. In: IV CBCOMP - CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, 2004, Itajaí, SC. Itajaí, SC: [s.n.], 2004. p.883-902.
  • CHADABE, J. Electric Sound: The Past and Promise of Electronic Music. [S.l.]: Prentice-Hall, 1996.
  • HOLMES, T. Electronic and Experimental Music. 2 ed. New York: Routledge, 2002.

Aula 2 - física do som e escalas musicais:

  • FERENCE JR, M.; LEMON, H. B.; STEPHENSON, R. J. Analytical Experimental Physics. Chicago: University of Chicago Press, 1956.
    * Edição brasileira:
    FERENCE JR, M.; LEMON, H. B.; STEPHENSON, R. J.; [trad. e adapt. de] GOLDEMBERG, J. Física: cursos colegial e vestibular. v.3 - Ondas (Som e Luz). São Paulo: Edgard Blücher, 1978.

Aulas 1, 5 e 8 - história, síntese FM e MIDI:

  • MOORE, M. L. Sound Blaster: O Livro Definitivo. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

^ topo

Links

Básicos:

Aula Inaugural - história da tecnologia musical eletrônica:


Aula 2 - escalas, afinação; linguagem Pure Data:

Aula 3 - síntese aditiva; live coding:

Aula 4 - síntese subtrativa; ondas estacionárias; Java Sound:


Aula 5 - síntese FM:

Aula 6 - áudio digital:

(Aula 7 - verificação escrita)

Aula 8 - MIDI; composição algorítmica:

Aula 9 - composição assistida por computador:

  • Baixe as transparências apresentadas na aula, em 2009/2 (arquivo .pdf, 635kB).
  • Transparências do prof. Dannenberg sobre o tema (arquivo .pdf, 1,32MB).

Aula 10 - informática na educação musical:

  • Novo! Baixe as transparências apresentadas na aula, em 2009 e 2010 (arquivo .pdf zipado, 350kB). Nas transparências há links para baixar alguns dos artigos citados.

(A cada nova aula os materiais correspondentes serão postados aqui.)

^ topo

Last Updated ( Friday, 05 November 2010 )
 
  Copyright Information  
(C) 2010 LCM - UFRGS