Manifestação em Memória à Vida de Renata Cavalcante

Manifestação em Memória à Vida de Renata Cavalcante

Notícias Comments Off 2

A equipe do Projeto Rondon que participou da Operação Forte dos Reis Magos – Edição 2016, em Serra Negra do Norte/RN, vem manifestar sua imensa tristeza pela perda precoce de Renata Cavalcante, a parceira mais fiel do projeto durante a operação no município.

Na oportunidade, a equipe de rondonistas exterioriza seu completo repúdio à forma violenta pela qual a amável Renata teve sua vida interrompida e deseja que a família seja confortada.

Com seu coração puro, extremamente carinhosa, curiosa, cheia de vida e de palavras cobertas de graça, Renata trazia consigo o verdadeiro espírito do Projeto Rondon. Por isso, quando questões de gênero forem trazidas nas rodas de conversas, oficinas e atividades nas próximas operações, a história de Renata será rememorada, enfatizando o devido respeito às pessoas transgênero e o necessário repúdio à transfobia e às outras formas de violências. Queremos que aquelas crianças, adolescentes e adultas/os presentes nas atividades não sejam mais parte dessa estatística cruel e inaceitável. Todos/as/es merecem respeito e admiração por serem quem são, por existirem e resistirem em uma vida marcada por injustiças sociais.

Desejamos que a sua existência seja ecoada em todas as operações do Projeto Rondon, reforçando a importância do tema “Direitos Humanos e Justiça” e do debate sobre respeito à diversidade, seja ela de classe, gênero, raça, etnia, deficiências e/ou quaisquer diferenças que possamos apresentar.

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo e, infelizmente, Renata foi mais uma vítima de transfobia. É preciso que a sociedade se levante e clame por respeito e justiça!

Lembraremos com carinho para sempre dessa menina atenciosa e doce. O sorriso encantador e o brilho de vida no olhar que ela tinha são símbolos de esperança por dias melhores.

Com imenso carinho,

Equipe Rondon UFRGS: Prof. André Carissimi, Prof. Renato Ribas, Bruna Formenton, Flávia D’arco, Francyne Silva, Laura Marzullo, Luiz Eduardo Rodrigues, Marcos Weber, Maria Luiza Borges, Vitória Brum.

Equipe Rondon UFG: Prof. Cristiano Coelho, Euter Paniago, Francisco Tomaz de Moura, Kamilla Damásio, Larissa Vieira, Marcelo Mauad, Maryana Oliveira, Murilo Maeda, Rayanne Borges, Willian Garcias.

Versão para impressão (PDF).

Search

Back to Top