Português English
Contato

Carlos Arthur Lang Lisboa

Professor Aposentado

Qualificações

  • Doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2009)
  • 1973-1976 Mestrado em Ciência da Computação
  • 2005- Doutorado em Computação

Áreas de Interesse

  • Arquitetura de Computadores

Minibiografia

Prof. Lisbôa ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em março de 1968, como aluno do curso de Engenharia Civil, no qual se graduou em dezembro de 1971. Concluiu o mestrado e o doutorado em Ciência da Computação, também pela UFRGS, em agosto de 1976 e junho de 2009, respectivamente.

Começou a atuar como professor horista da UFRGS em agosto de 1972, na Divisão Acadêmica do Centro de Processamento de Dados. Em agosto de 1973, tendo sido aprovado em concurso para Professor Auxiliar de Ensino, passou a atuar como professor efetivo da Universidade, tendo posteriormente sido aprovado em novo concurso, para Professor Assistente.

Embora sempre tenha mantido seu vínculo como professor da Universidade, em 1978 reduziu a carga horária para 20 horas semanais, para atuar na então nascente indústria nacional de informática, na empresa EDISA – Eletrônica Digital S. A., onde trabalhou de novembro de 1978 a 1992. Posteriormente, dedicou-se a outros empreendimentos, retornando à dedicação integral e exclusiva como docente do INF em meados de 2005, tendo concluído o Doutorado no PPGC em 2009.

No ensino de graduação, sempre atuou na área de Arquitetura e Organização de Computadores, sendo escolhido por diversas vezes como paraninfo ou professor homenageado pelas turmas de formandos

Além dessa destacada atuação na graduação, Lisbôa dedicou-se a atividades administrativas e de representação em várias instâncias do INF.

Foi Chefe do Departamento de Informática Aplicada durante três mandatos, no período de janeiro de 2011 a dezembro 2015 e, depois, no período 2019-2020. Encerrou seu mandato como Chefe de Departamento em plena pandemia, tendo sido um dos responsáveis pela complicada implantação do Ensino Remoto Emergencial no INF em 2020.

Foi Coordenador da Comissão de Graduação do Bacharelado em Ciência da Computação para o biênio 2015-2016. Foi membro, durante vários mandatos, do Conselho do Instituto de Informática, seja como Representante Docente eleito, seja como Chefe do Departamento ou Coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação. Também foi membro eleito do Colegiado do Departamento de Informática Aplicada durante vários biênios e também participou de diversas comissões internas do INF, incluindo a COMPEF. Em diversas oportunidades, ocupou, como decano, o cargo de Diretor do Instituto de Informática durante afastamentos de seus titulares.