Português English
Contato

Engenharia de Computação | Descrição

Descrição do Curso de Engenharia de Computação (ECP)

Grande parte da tecnologia que usamos hoje tem componentes de software e hardware que interagem entre si. Fones de ouvido sem fios e com cancelamento de ruído, relógios “inteligentes” e veículos com computador de bordo e central multimídia são apenas alguns exemplos. Todos esses “sistemas eletrônicos computacionais” são desenvolvidos por times de profissionais da Engenharia de Computação. O curso forma, desde 1998, profissionais qualificados para planejar, projetar, desenvolver, implantar e gerenciar sistemas eletrônicos computacionais nas suas mais variadas possibilidades: desde equipamentos eletrônicos em geral, sistemas de comunicação e telecomunicações, transmissão segura de informações com criptografia ou, até mesmo, sistemas de controle de um grupo de robôs colaborativos. 

O aluno formado pelo curso está qualificado para tratar tarefas em áreas em que os conhecimentos de eletrônica e computação são essenciais e complementares. Ao longo do curso, o aluno forma uma excelente base teórica em matemática, física e nos fundamentos da engenharia de computação e elétrica. O curso apresenta uma visão abrangente de diversas subáreas dessas duas últimas, englobando organização e arquitetura de computadores, circuitos, eletrônica, microprocessadores, conversão de energia, microeletrônica, instrumentação e controle de processos, além de lógica, programação, sistemas operacionais, redes de computadores, sistemas distribuídos, compiladores, engenharia de software, inteligência artificial, computação gráfica, processamento de imagens e robótica, entre outras. Não é necessário saber computação antes de entrar do curso – tudo é visto do início – embora familiaridade com computadores ajude. Note que esse não é somente um curso sobre o uso de sistemas, você aprenderá a construir sistemas que tenham integração software-hardware.

O mercado atual é amplo e há alta demanda por bons profissionais. Ele engloba indústrias onde sistemas eletrônicos computacionais estão presentes, incluindo instituições públicas e privadas, centros de pesquisas e de pós-graduação. Vários de nossos egressos atuam em grandes empresas de tecnologia, como ARM, BMW, Intel, Mercedes Benz, NVIDIA, Siemens, entre outras. Você também pode desenvolver sua própria empresa como um empreendedor na área de tecnologia.

Documentos Históricos

O curso foi criado no dia 30 de abril de 1998 de acordo com decisão do Conselho Universitário da UFRGS. O Ministério da Educação reconheceu o curso por intermédio da Portaria nº 340 expedida em 23 de janeiro de 2004.

A 1ª turma do curso iniciou suas atividades no 1º semestre de 1999.

Comparação com cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação

Usualmente, cursos de Engenharia Elétrica têm por objetivo proporcionar ao aluno uma formação profissional básica de engenheiro eletricista, atuando em um espectro mais amplo do que o Engenheiro de Computação. Dentre as áreas de atuação dos egressos de cursos de Engenharia Elétrica pode-se mencionar: supervisão, coordenação, planejamento, manutenção, projeto e especificações de materiais elétricos e eletrônicos, equipamentos eletrônicos em geral, sistemas de comunicação e telecomunicações, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, equipamentos, materiais e máquinas elétricas, seus serviços afins e correlatos. Os cursos de Engenharia de Controle a Automação, por outro lado, apresentam uma ênfase maior em automação e sistemas de controle de processos industriais, o que pode incluir desenvolvimento de software focado para esses sistemas.

O Curso de Engenharia de Computação da UFRGS, ao contrário, enfatiza os aspectos de especificação e projeto de sistemas eletrônicos, mais comumente conhecidos como hardware, para aplicações que envolvam o uso de equipamentos de informática. Dentre estes sistemas pode-se destacar: sistemas eletrônicos integrados (ASICs), periféricos de computadores (controladores de disco rígido, placas multimídia, etc.), equipamentos eletrônicos para redes de computadores (tais como roteadores e multiplexadores), processadores, etc.

O Curso de Engenharia de Computação da UFRGS enfatiza um aspecto que é fundamental no desenvolvimento de equipamentos computacionais modernos: a integração entre o software e o hardware, ou seja, entre os componentes eletrônicos, tais como os microprocessadores, e os programas de computador que executam nestes componentes. Por exemplo, a qualidade de um sistema multimídia depende não somente de um hardware capaz de processar um grande conjunto de informações de imagem e som, mas também de um software adequado de configuração e de uso do equipamento.

Similarmente aos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS fornece sólida formação em Matemática e Física e em conceitos fundamentais de Circuitos Elétricos e Eletrônicos. Ao contrário das demais engenharias, no entanto, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS dá uma formação completa e aprofundada visando o desenvolvimento de software, com especial ênfase na interação entre o hardware e software.