Grade de Disciplinas
A grade de disciplinas curricular é o meio mais fácil de visualizar o currículo do curso. Essa informação pode ser encontrada nas páginas da UFRGS em duas formas distintas: na forma de Currículo, com as disciplinas organizadas por etapas, ou na forma de Grade Curricular, com as disciplinas organizadas de forma gráfica e com as informações de pré-requisitos e liberadoras.
Diretrizes Curriculares Nacionais
Todos os cursos de graduação autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) devem seguir normas que padronizam os currículos a fim de garantir a qualidade na formação do profissional.
Estas normas são chamadas de Diretrizes Curriculares.
O curso de Engenharia de Computação está sob a “Diretriz Curricular de Cursos da Área de Computação e Informática”.
Apresentamos AQUI uma análise explicando a coerência do currículo do curso de Engenharia de Computação em face das diretrizes curriculares nacionais
Currículo
O currículo do curso abrange uma sequência de disciplinas ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. O curso estrutura-se em 10 semestres.
Um conjunto de disciplinas obrigatórias é realizado até o sexto semestre. Nestas disciplinas o aluno recebe uma formação básica em Ciência da Computação (Programação, Computação e Algoritmos, Arquitetura de Computadores), em Matemática, Física e Eletricidade; a formação tecnológica em Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Compiladores e Engenharia de Software; a formação complementar em Engenharia Elétrica (Circuitos, Eletrônica e Microprocessadores); e a formação humanística, introduzindo aos alunos aspectos da evolução histórica da profissão, e conceitos de ética e empreendedorismo no seu exercício.
A partir da sexta etapa, o curso oferece disciplinas eletivas que complementam a formação tecnológica do aluno, aprofundando os conhecimentos em Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, e introduzindo novos conceitos nas áreas de Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Processamento de Imagens; a formação complementar, aprofundando os conhecimentos de Engenharia Elétrica em Circuitos, Eletrônica e Microprocessadores, e introduzindo novos conceitos nas áreas de Conversão de Energia, Microeletrônica, Instrumentação, Controle de Processos e Robótica; e a formação humanística, aprofundando conceitos de empreendedorismo, e introduzindo aos alunos aspectos que relacionam Computador e Sociedade.
Para a obtenção do diploma, além de obter os créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas e os créditos complementares, o aluno deve realizar, nas etapas nove e dez, os Trabalhos de Graduação I e II, que devem formar, no seu todo, um trabalho de conclusão do curso.
A carga horária total do curso é de 3.510 horas e a média semestral é de cerca de 23 créditos. As disciplinas são ministradas essencialmente durante o dia. Parte delas ocorre no Instituto de Informática, localizado no Campus do Vale da Universidade, e parte no Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia, situado no Campus Central. A grande maioria das disciplinas oferece formação teórica, baseada fundamentalmente em aulas expositivas, e formação prática, com aulas em laboratório.