Português English
Contato

Cirano Iochpe

+55 51 3308-6820
43425 (73)
217
Professor Associado

Qualificações

  • Doutorado em Ciência da Computação (Universität Karlshue, Alemanha, 1989)
  • 1981-1983 Mestrado em Computação
  • 1980-1980 Especialização em Gerência e Engenharia de Software
  • 1985-1989 Doutorado em Ciência da Computação

Áreas de Interesse

  • Sistemas de informação
  • Modelagem de Banco de Dados Espaço-Temporais
  • Sistemas de Informação Móveis em Telessaúde e Telemedicina
  • Pesquisa e desenvolvimento em: Atendimento remoto de alta qualidade; Teleradiologia

Minibiografia

Prof. Cirano graduou-se em Processamento de Dados, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1980; obteve o grau de Mestre em Ciência da Computação pelo PPGC, em 1983, e o grau de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, em 1989. Seu ingresso na UFRGS deu-se em 1º de janeiro em 1979, no Centro de Processamento de Dados, como Analista de Sistemas. Em 1988, foi enquadrado como professor do Instituto de Informática; em 2018 (30 anos depois, portanto), foi promovido a professor titular.

Ao longo de sua carreira, dedicou-se à pesquisa em vários temas, todos relacionados com Sistemas de Informação: banco de dados, modelagem de processos de negócio e workflow, sistemas de informações geográficas e, mais recentemente, aplicações em telesaúde e telemedicina. Coordenou vários projetos de pesquisa, orientou 20 alunos de mestrado e 5 de doutorado, e publicou mais de 120 artigos entre periódicos, capítulos de livros e conferências.

No INF, Cirano também desempenhou atividades administrativas, participando de várias comissões: Comissão de Extensão em várias ocasiões, Comissão de Pesquisa, Colegiado do Departamento de Informática Aplicada e Comissão Coordenadora do PPGC.

Uma de suas atividades administrativas de maior impacto foi no CEI: coordenou o projeto de criação do Centro de Empreendimentos em Informática e foi seu primeiro diretor, no período de 1996 a 2002. Essa sua vertente empreendedora fez com que surgissem empresas a partir de projetos de pesquisa por ele coordenados, sendo a iProcess a mais recente delas, que se especializou em projetos de workflow e BPM (Business Process Management).

Fora da UFRGS também realizou atividades importantes. No período de 2005 a 2009 foi cedido à Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre - PROCEMPA, onde atuou como Assessor da Presidência dessa companhia. Neste cargo, desenvolveu projetos-piloto nas áreas de  telemetria de veículos através de rede pública híbrida de comunicações,  telemetria de água para o DMAE,  rede de comunicações pela rede de distribuição de energia elétrica com tecnologia PLC - Power Line Communications, serviço de tele-ultrassonografia obstétrica entre unidades de atendimento primário e hospital de referência da Secretaria Municipal da Saúde do Município de Porto Alegre. Sua aposentadoria foi publicada no D.O.U de 17 de abril de 2019.