Prof. Castilho ingressou na UFRGS em 1967, na Escola de Engenharia, onde estudou no curso para engenheiro eletricista, diplomando-se em 1971. Posteriormente, entra como Analista de Sistemas junto ao CPD, em 1º de janeiro de 1972, e, em 25 de abril de 1975, passa a Professor Assistente junto à Unidade Acadêmica do CPD. Em paralelo, fez o mestrado, concluído em 1973, e o doutorado, defendido em 1982, ambos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Atuou na área de Bancos de Dados, onde empreendeu diversos projetos de pesquisa de ponta, conquistando posição de liderança entre os pesquisadores brasileiros da área. Iniciou sua atuação junto ao projeto MINIBAN, no CPGCC, em cooperação com a Alemanha, gerando atividades junto à empresa nacional DIGIBRÁS. Seus trabalhos mais recentes enfocavam as diferentes formas pelas quais a Inteligência Artificial poderia contribuir para o aperfeiçoamento de bancos de dados, gerando Bancos de Dados Inteligentes. Como forma de reconhecimento ao seu trabalho na área, a Sociedade Brasileira de Computação criou o Prêmio José Mauro Castilho, concedido anualmente ao autor do melhor artigo apresentado no Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados.
Na área internacional, atuou como coordenador associado da cooperação Brasil/Alemanha na área de Informática e representante do Brasil junto ao Conselho Latino-americano de Educação em Informática.
Na área administrativa, além de chefe de departamento, foi o primeiro Vice-Diretor eleito do INF, com mandato de maio de 90 a maio de 1994, participando ativamente da transferência das instalações do INF do Campus Central para o Campus do Vale. Pelo trabalho e dedicação, o auditório do Instituto localizado no prédio 43.424 recebeu o nome de “Auditório Prof. José Mauro Volkmer de Castilho”.
Falecimento: 08/03/1998