Luis de França Gonçalves Ferreira

• 1973-1975 Especialização em Ciência da Computação
  • 1997-2003 Doutorado em Informática na Educação

Minibiografia

Prof. França graduou-se em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1972. Foi integrante da segunda turma do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação, em 1974, e concluiu doutorado em Informática na Educação, também pela UFRGS, em 2003.

Sua trajetória profissional na UFRGS iniciou logo após sua graduação, em 1973, como chefe da divisão de Computação do CPD. Já em 1975, gerenciou a implantação da primeira matrícula on-line e, assim, a UFRGS tornou-se a primeira Universidade Federal a realizar matrícula dessa forma.

Antes mesmo da existência do próprio Instituto de Informática, ministrou aulas na então Divisão Acadêmica do CPD (Programação Fortran), para o curso de Tecnólogos em Processamento de Dados. Posteriormente, no Instituto de Informática, continuou ministrando diversas disciplinas, como Algoritmos e Programação, Introdução à Análise de Sistemas, Metodologia de Programação e Estruturas de Dados. Sua aposentadoria foi publicada no D.O.U de 28 de fevereiro de 2013.