Otacílio José Carollo de Souza

• 1973-1974 Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação
  • 1979-1981 Mestrado em Computing Software And Systems Design

Áreas de Interesse

• Coordenador Convênio Solectron/UFRGS, Projeto Tecnologias Avançadas p/ Gestão de Dados e Documentos
  • Coordenador Convênio IBM/UFRGS, Projeto Sistemas de Banco de Dados Heterogeneos.
  • Coordenador do Convênio ITAUTEC/UFRGS Projeto Laboratório de Capcitação Tecnológica.
  • Coordenador Convênio ITEC/UFRGS Desenvolvimento de Sistemas no Laboratório AS/400.

Minibiografia

Prof. Otacílio formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Computing Software and Systems Design pela Newcastle University, Grã-Bretanha (1981). Foi professor da Unisinos de 1971 a 1973. Ingressou na UFRGS em janeiro de 1972, atuando logo como professor da Divisão Acadêmica do CPD. Neste período, entre muitas outras atividades, o prof. Otacílio destacou-se como coordenador da Comissão de Carreira do curso de graduação em Ciência da Computação nos primeiros oito anos de vida do curso, dando uma contribuição decisiva para sua consolidação.

Foi professor de disciplinas ligadas à Engenharia de Software, Software Básico e Metodologia e Técnicas de Programação. Foi sempre muito querido pelos alunos e sempre aberto ao diálogo. Coordenou diversos convênios com empresas como Selectron, IBM, Itautec e Itec, patrocinando bolsas para alunos de graduação nas áreas de Gestão de Dados e Documentos, Banco de Dados Heterogêneos e de Capacitação Tecnológica. Consequência de sua atuação na coordenação de projetos de cooperação junto a empresas, foi membro da Câmara de Extensão da UFRGS.

Teve atuação importante em várias funções administrativas. Atuou como membro do colegiado do departamento de Informática Aplicada, membro da Comissão de Extensão e membro da Comissão de Instalação do Departamento junto ao recém criado Instituto de Informática. Também marcantes foram seus oito anos como Vice-Diretor do Instituto, de 1998 a 2006. Com seu jeito alegre e conciliador, e sempre apreciado por todos os colegas e funcionários, ele em muito ajudou a consolidar o clima de união que é uma marca do Instituto. Sua aposentadoria foi publicada no D.O.U de 08 de abril de 2008.

Falecimento: 26 de março de 2017