Português English
Contato

Raul Fernando Weber

Professor Titular

Minibiografia

O Professor Raul Fernando Weber, ingressou como estudante na UFRGS em 1972. Em 1977 já iniciou suas atividades como professor colaborador (antiga denominação do atual professor substituto). Em 1981 passou a integrar o quadro docente da Universidade como Professor Assistente, em regime de dedicação exclusiva e, após progredir pelas diversas classes e níveis da carreira, foi promovido à categoria de Professor Titular, em agosto de 2015. 

Na pesquisa, atuou nas áreas de projetos de sistemas digitais, tolerância a falhas, confiabilidade de sistemas distribuídos e redes, técnicas de ensino assistido por computador, verificação e validação de software e criptografia e segurança de computadores, tendo recebido duas distinções no Prêmio Nacional de Informática, pelos trabalhos relacionados à segurança computacional.

Na área do ensino de graduação e pós-graduação, destacou-se por sua dedicação e entusiasmo. Desenvolveu materiais didáticos específicos e escreveu livros que são utilizados em vários cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação em diferentes IES no País. O reconhecimento da sua dedicação ao ensino de graduação se confirma ao ser quinze vezes paraninfo e homenageado, por outras 16 turmas, com mais de 15 anos de sucessivas homenagens. Também recebeu, em 2019, o prêmio Tércio Pacitti, conferido pela Sociedade Brasileira de Computação e que homenageia pessoa da comunidade nacional que se distinguiu na inovação na área de Educação em Computação.

O Professor fez parte de vários comitês de programas de eventos nacionais e internacionais, participou da organização da Escola de Computação, evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação, bem como trouxe para Porto Alegre uma das sedes da competição mundial conhecida como “Maratona de Programação”. Durante muitos anos o Professor Weber se dedicou voluntariamente, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, a realizar a editoração eletrônica dos Anais do Salão de Iniciação Científica da UFRGS, atividade pela qual recebeu homenagem desta Universidade, em 1998, com o reconhecimento da sua colaboração na história da consolidação do Salão.

Na gestão acadêmica, o Professor Weber atuou como membro de diversas comissões e órgãos colegiados do Instituto de Informática, destacando-se por sua atuação como Coordenador das Comissões de Graduação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Além da atuação no âmbito das atividades do Instituto de Informática, o Professor Weber atuou junto aos Conselhos Superiores da Universidade, tendo sido membro da Câmara da Graduação do CEPE, Presidente da Comissão de Diretrizes do CEPE e tendo atuado também na Comissão de Legislação do CEPE. Durante sua atuação no CEPE deixou contribuições importantes nas Normas Básicas da Graduação, no Ordenamento de Matrícula, Código Disciplinar Discente, entre outras. Participou também de diversas Comissões Especiais, como o Grupo de Trabalho de elaboração da Política de Segurança da Informação da UFRGS, e a Comissão Especial que gerou a proposta de Unificação das Normas para Progressão e Promoção Docentes, entre outras.

O Conselho Universitário aprovou a "Homenagem de Reconhecimento" in memoriam ao Professor Raul Fernando Weber falecido em 20 de setembro de 2018.