Publicado em: 18/11/2021

SERESSA 2021

17th International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications. Virtual Edition, from Brazil November 16-19, 2021

SERESSA combina comunidades acadêmicas, governamentais e industriais que trabalham na área de efeitos da radiação em sistemas embarcados. Os efeitos da radiação são uma preocupação significativa para sistemas espaciais e aviônicos, bem como para aplicações críticas que operam no nível do solo, como automotivo, instalações de alta energia, médico ou mesmo bancário. A escola é baseada em palestras e exercícios envolvendo estudos de casos reais usando as ferramentas comuns da área. O público-alvo inclui pesquisadores iniciantes e experientes, engenheiros e alunos de pós-graduação que desejam aprimorar sua base de conhecimento neste campo em rápida evolução. Os tópicos cobertos por SERESSA incluem: ambiente de radiação, anomalias de espaçonaves, efeitos de evento único (SEE), efeitos de dose total (TID), efeitos de radiação em sistemas de energia, efeitos de radiação em células solares, endurecimento de arquitetura em circuitos analógicos e digitais e em memórias , endurecimento de software, efeitos em FPGAs, garantia de dureza, previsão de taxa, teste de radiação, teste de laser e experimentos de teste remoto.

O primeiro SERESSA foi organizado em 2005, no meio da Floresta Amazônica, Manaus, Brasil. Depois, deu a volta ao mundo, sendo organizado em Sevilha, Buenos Aires, Palm Beach, Takasaki, São José dos Campos, Toulouse, Ansan, Moscou, Bariloche, Puebla, Montreal, Munique, Nordwick, Sevilha e Porto Alegre (virtual). Agora, em 2021, será uma edição totalmente virtual novamente, de Porto Alegre, Brasil.

Programa:

Inclui 18 palestrantes de vários países, disponíveis em www.ufrgs.br/seressa2021

Patrocinadores por:

Ygor Aguiar, CERN, Suíça

Cadeira Web:

Gabriel Souza Ribeiro

OBS: um relatório sobre a SERESSA 2020 e a história da SERESSA está disponível em:

REIS, R., KASTENSMIDT, F.,

SERESSA 2020-16th International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications,

Revista IEEE CASS, Volume 21, Edição: 1, p. 85-87, 2021,

DOI: 10.1109 / mcas.2020.3047330