Português English
Contato

Cursos de Especialização | Curso de Especialização em Engenharia de Software e Inovação

INSCRIÇÕES ABERTAS

CONFIRA O EDITAL AQUI

APRESENTAÇÃO

Seguindo a tradição de oferecer cursos de Especialização lato sensu, o Instituto de Informática da UFRGS oferecerá no segundo semestre de 2019 o Curso de Especialização em Engenharia de Software e Inovação.  Seu objetivo é propiciar a atualização profissional através de um currículo que concilie as necessidades profissionais (a partir de múltiplas demandas) com a notória competência da equipe do Instituto de Informática da UFRGS, em particular a vinculada ao Programa de Pós-graduação em Computação (PPGC).

 

Público-alvo:

Egressos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas, profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), líderes de equipes de Inteligência de Negócio, Consultores autônomos.

O curso de especialização é destinado a promover a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos de profissionais de TI (CIOs, Gerentes de TI, Engenheiros de Software, Analistas, Projetistas, Arquitetos de Software, Programadores, Engenheiros de Teste, Analistas de Teste, Testadores, etc.). Os temas abordados são relacionados a Engenharia de Software e Inovação, visando  proporcionar a estes profissionais uma oportunidade de conhecer e aplicar novos conceitos, métodos, técnicas e ferramentas, como meio de propiciar aumento da qualidade dos serviços prestados. O objetivo é qualificá-los para o atendimento das demandas crescentes de gerência, desenvolvimento e manutenção de sistemas em um cenário onde Inovação é uma palavra-chave.

 

Requisitos:

Os candidatos deverão possuir curso superior completo em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Administração, Marketing. Egressos de outros cursos superiores com experiência profissional comprovada em TI também poderão ser considerados no processo de seleção.  Assim, pessoas que possuam graduação em qualquer área do conhecimento em um curso reconhecido pelo MEC podem se inscrever. Contudo, os alunos ingressantes deverão ter preferencialmente algum conhecimento prático em TI para melhor aproveitamento dos conteúdos do curso.

Além disso, os alunos devem ter uma disponibilidade média de 8 horas semanais para dedicação ao curso.

 

Vagas: no mínimo 50 e no máximo 60 alunos.

 

Duração: 24 meses, dos quais aproximadamente 18 meses são destinados a aulas/atividades das disciplinas obrigatórias, e 6 meses reservados para a elaboração, entrega e apresentação de projeto orientado de pesquisa/desenvolvimento.

 

Período (previsto) de realização do curso: Agosto de 2019 até agosto de 2021. A organização do curso é em módulos, contemplando recessos nos períodos relativos a férias de verão e inverno (tipicamente fevereiro e julho, respectivamente), e respeitando feriados e dias não-letivos da UFRGS. Este prazo engloba as disciplinas orbigatórias e o desenvolvimento do projeto orientado de pesquisa.

 

Carga horária total (em disciplinas): 360 horas obrigatórias, além de uma dentre as disciplinas de pesquisa orientada oferecidas.

 

Investimento: o curso terá um custo total de R$ 16.800,00, pagos em 24 parcelas de R$ 700,00.

 

Formato do curso

O curso será oferecido na modalidade semipresencial, ou seja, haverá encontros presenciais e atividades realizadas na modalidade EAD (a distância). As disciplinas obrigatórias, em um total de 360 horas, estão organizadas em módulos que agrupam tipicamente de 3 a 4 disciplinas. Cada módulo é finalizado com um processo de avaliação e recuperação das disciplinas correspondentes. Além disto, os alunos devem, no contexto de uma disciplina de pesquisa orientada, aplicar os conhecimentos obtidos em projetos concretos, visando desenvolver soluções inovadoras a problemas reais, de preferencia surgidos nos ambientes de trabalho dos alunos.

Em resumo, este curso compreenderá as seguintes atividades:

  • disciplinas com aulas presenciais em sala de aula ou laboratório, com periodicidade quinzenal (em sua grande maioria), e atividades na modalidade a distância, em plataforma Web, contando com o apoio de recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle;
  • avaliações presenciais ao final de cada módulo, incluindo provas e atividades diversas, conforme o planejamento das disciplinas. Se necessário, atividades de recuperação serão oferecidas na modalidade a distância;
  • desenvolvimento do projeto orientado de pesquisa na modalidade a distância, com apresentação presencial ao final do curso.

 

Os encontros presenciais ocorrerão tipicamente a cada duas semanas, nas sextas-feiras (no período da noite, entre 19:00 – 22:00) e nos sábados (no turno da manhã, entre 08:30 – 12:30), nas dependências do Instituto de Informática da UFRGS, no Campus do Vale, em Porto Alegre. Eventualmente as aulas podem ocorrer nas manhãs e tardes de sábado, sempre que desta forma houver um melhor aproveitamento para as atividades da disciplina. As avaliações presenciais ocorrerão em sábados (igualmente no turno da manhã), sempre ao final de cada módulo para o conjunto de disciplinas nele agrupadas. Esses horários foram concebidos para permitir que tanto os alunos da capital como os do interior possam participar. A apresentação do projeto de pesquisa orientada terá uma agenda diferente a ser combinada com os alunos.

O curso prevê uma dedicação média de 8hs semanais por parte dos alunos. Atividades de EAD poderão incluir aulas pré-gravadas, estudos dirigidos, leituras, exercícios, esclarecimento de dúvidas pelo professor/tutor, fóruns de interação, que poderão ser realizadas de forma independente pelos alunos, de acordo com sua disponibilidade. As atividades relacionadas a cada disciplina serão estabelecidos a priori e disponibilizadas pelo ambiente Moodle, pois são parte essencial do planejamento do processo de ensino/aprendizagem.

 

Estrutura curricular

O curso visa proporcionar aos profissionais capacitação e atualização na área de Engenharia de Software e Inovação. Ele explora a atual sinergia entre a cultura de inovação e empreendedorismo e a área tecnológica de Engenharia de Software no contexto atual de Porto Alegre (e do RS) onde se formou a Aliança para Inovação, que congrega Universidades, seus parques tecnológicos e incubadoras, criando uma efervescência para empreendedorismo e aplicação prática da inovação em empresas, instituições de economia mista e órgãos do Governo. A UFRGS com o Parque Zenit e o INF com o CEI, são protagonistas ativos desta Aliança.

Os conteúdos abordados estão relacionados a diferentes aspectos do desenvolvimento de software (métodos e técnicas de desenvolvimento, arquiteturas, qualidade e teste, gestão de projetos, etc.) com o viés da inovação (design thinking, empreendedorismo, gestão da inovação, entre outros). A grade completa das disciplinas pode ser vista abaixo.  Além do conhecimento teórico,  um dos diferenciais deste curso é a integração no corpo docente de professores e pesquisadores protagonistas de iniciativas de inovação em suas instituições e de profissionais atuantes no mercado de trabalho e com experiência em capacitação e atualização de recursos humanos. Todos estão comprometidos com inovação em suas atividades e engajados em propiciar oportunidades criativas de estimular inovação – na forma e no conteúdo – nos alunos do curso.

As disciplinas obrigatórias estão organizadas em módulos e ao final de cada módulo haverá uma atividade presencial de avaliação (prova) com questões englobando o conteúdo das disciplinas que compõem cada módulo.

 

Disciplinas Obrigatórias Código-Disciplina Carga Horária
Arquiteturas e Excelência Técnica em Software ESI06 30
Descoberta de Conhecimento e Aprendizado de Máquina ESI19 30
Desenvolvimento de Inovação ESI07 15
Design Thinking ESI01 15
Empreendedorismo em TI ESI18 15
Engenharia de Requisitos ESI04 15
Engenharia de Software para Aplicações Web ESI09 15
Gestão da Qualidade de Software ESI16 15
Gestão de Projetos de Software ESI08 15
Inovação em Software e Tendências ESI21 15
Laboratório de Práticas Criativas em Software ESI17 15
Metodología Científica ESI20 15
Métodos Ágeis ESI05 30
Métricas e Inteligência do Negócio ESI15 15
Modelagem e Gestão de Processos de Negócio ESI10 30
Reuso de Software ESI14 15
Software como Serviço: Arquitetura SOA e WebServices ESI13 15
Teste de Software: Ferramentas ESI12 15
Teste de Software: Fundamentos ESI11 15
Usabilidade, Acessibilidade e Experiencia do Usuario ESI02 15
Total geral   360 h

 

Os alunos também devem no contexto de uma dentre as disciplinas de pesquisa orientada, desenvolver um projeto de pesquisa e/ou desenvolvimento, onde sob a orientação de um docente, colocarão em prática os conhecimentos obtidos no curso visando a elaboração de soluções inovadoras a problemas reais, preferencialmente surgidos no ambiente de trabalho ou na realidade dos próprios alunos

Corpo docente

O corpo docente será composto por professores vinculados ao Instituto de Informática e por eventuais colaboradores de outras Unidades da UFRGS ou externos, todos com Doutorado e em conformidade às exigências do MEC.  Para cada disciplina haverá um ou mais professores fornecidos pela UFRGS dentre seus docentes ou convidados externos especialistas na área da disciplina. Monitores complementam a equipe, garantindo um atendimento adequado aos alunos.

 

Professores Vinculados à UFRGS

 

Profa. Dra. AURORA CARNEIRO ZEN

Prof. Dr. BRUNO CASTRO DA SILVA

Profa. Dra. CARLA M.D.S. FREITAS

Profa. Dra. DANIELA FRANCISCO BRAUNER

Profa. Dra. ERIKA FERNANDES COTA

Profa. Dra. INGRID OLIVEIRA DE NUNES

Profa. Dra. KARIN BECKER

Prof. Dr. LEANDRO KRUG WIVES

Profa. Dra. LUCIANA PORCHER NEDEL

Profa. Dra. LUCINÉIA HELOISA THOM

Prof. Dr. LUIS DA CUNHA LAMB

Prof. Dr.  MARCELO SOARES PIMENTA

Profa. Dra. RENATA DE MATOS GALANTE

 

Professores externos

Prof. Dr. FLAVIO MOREIRA DE OLIVEIRA

Profa. Dra. DENISE RANGHETTI PILAR

 

Calendário provável

As principais datas relacionadas ao curso de especialização são listadas abaixo (ainda sujeitas a mudanças):

Inscrições (gratuitas): 06/03/2019 a 08/07/2019

Seleção: a definir

Divulgação dos alunos selecionados: a definir

Matrícula: a definir

Início das aulas (previsão): agosto/2019

O cronograma oficial de disciplinas será divulgado na plataforma Moodle, no primeiro dia de aula.

 

Inscrição, processo seletivo e requisitos de matrícula

As inscrições devem ser realizadas via sistema específico, disponível na página da UFRGS, através deste link.

Antes de se inscrever, verifique a documentação obrigatória, abaixo. Como o sistema também é utilizado por outros cursos, ao entrar, após fazer login, você deve selecionar “Departamento de Informática Aplicada” e, na lista de cursos que surgir, selecione “2019/01 – Engenharia de Software e Inovação”.

 

Maiores detalhes sobre como utilizar o sistema de inscrição estão disponíveis no tutorial que pode ser acessado ao clicar-se aqui. Qualquer dúvida, entre em contato (ver “Informações adicionais” no final desta página).

 

Documentação OBRIGATORIA (a ser encaminhada via sistema de inscrição):

  • Diploma de graduação (cópia frente e verso) ou atestado de conclusão (de curso reconhecido pelo MEC);
  • Histórico escolar completo do curso de graduação;
  • Diploma de curso de pós-graduação, se for o caso;
  • Curriculum Vitae (não obrigatoriamente no formato Lattes);
  • Fotografia 3×4;
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carta de motivação (preenchida e assinada).

 

Documentação OPCIONAL (anexar o conjunto de documentos abaixo como um único pdf no campo “Carta de Intenção” do sistema de inscrição):

  • Cartas de recomendação de professores ou profissionais atuantes na área ou em área afim. Não há um formato definido, mas é importante que as cartas mencionem de alguma maneira o seguinte:
  1. nome do candidato;
  2. nome e qualificação do recomendante;
  3. período em que mais teve contato com o candidato, situação e desde quando o conhece;
  4. qualificação do perfil do candidato, em especial destacando suas potencialidades.
  • Declaração de interesse do empregador (não há um formato específico para esta declaração);
  • Outros comprovantes de atualização ou treinamento de profissional em computação.

 

Processo de seleção:

A seleção será realizada através da análise da documentação dos candidatos. O processo seletivo ocorrerá sob a responsabilidade do INF-UFRGS, por meio de Comitê instituído especificamente para esta seleção.

 

Informações adicionais

Informações adicionais podem ser obtidas

pelo e-mail

ou pelos telefones 3308-7760 e 3308-7745.