NASA Logo, National Aeronautics and Space Administration

National Aeronautics and Space Administration

Goddard Space Flight Center

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Técnicas e Métodos: Revisão por pares

Revisão por pares: Uma ferramenta para melhorar a habilidade de comunicar resultados científicos

Roteiros

O objetivo da revisão por pares é fornecer ao autor/apresentador uma crítica produtiva da maneira mais respeitosa possível. É importante no processo que o autor/apresentador esteja numa posição de liderança e controle o processo. Para criar uma ambiente que leve a este objetivo, o seguinte processo é recomendado.

O autor/apresentador é acompanhado de uma “secretária” de sua escolha, cujo trabalho é gravar as perguntas que serão feitas pelos revisores.

O autor/apresentador descreve ou lê o item a ser criticado (por exemplo: o roteiro para a transmissão de clima espacial). Depois da apresentação do material ser criticada, os outros estudantes somente são permitidos a dirigir perguntas ao autor/apresentador. Esta é a essência do processo. O questionamento, embora seja frequentemente difícil, abre espaço para discussões; o uso de afirmações como se fossem fatos frequentemente leva ao término de discussões.

O autor/apresentador controla o fluxo das perguntas e a secretária grava as perguntas.

Em resposta a uma pergunta, o autor/apresentador tem duas escolhas: 1) responder a pergunta diretamente ou 2) dizer algo semelhante a "esta é uma pergunta interessante, eu vou ter que pensar sobre ela".

Depois da sessão de perguntas, a secretária fornece ao autor/apresentador uma lista das perguntas para que ele(a) revise posteriormente.

Indivíduos ou pequenos grupos de alunos podem ser o(s) apresentador(es). O processo pode ser feito com a turma inteira fazendo perguntas ou com um pequeno grupo de 4-6 estudantes atuando como os revisores. Se um pequeno grupo atuar como revisor, é sugerido que aqueles alunos se responsabilizem pela sua revisão, colocando seus nomes no documento final como "revisado por".

Depois de completar o processo de revisão, o autor/apresentador pode usar ou rejeitar quaisquer idéias descobertas durante a revisão. As idéias aceitáveis são então incorporadas no documento original e um rascunho final é criado.

O valor da revisão por pares na pesquisa científica

SEis alguns dos benefícios da revisão por pares para o AUTOR/APRESENTADOR:

  • Há mais "cabeças" trabalhando coletivamente
  • O autor/apresentador pode ter suas idéias esclarecidas
  • Pode ocorrer uma discussão do conteúdo e da validade estatística dos resultados
  • A exatidão do documento pode ser melhorada
  • A autenticidade do processo de pesquisa científica e tecnológica é melhor atingido *
  • Pode haver um aumento no crédito do autor/apresentador no seu trabalho
  • O autor/apresentador pode ter sua confiança aumentada

Eis alguns dos benefícios da revisão por pares para os REDATORES:

  • As idéias podem ser expressas para o autor/apresentador que são diretamente aplicáveis à proposta de outra pessoa
  • Pode ocorrer uma discussão do conteúdo e da validade estatística dos resultados.
  • Os estudantes podem servir de bons modelos científicos para os outros
  • As habilidades de escuta do revisor pode ser melhoradas
  • A discussão na turma pode melhorar comunicação entre os membros da turma
  • Os revisores podem ser desafiados a pensar além das suas próprias idéias.