Contato

FAQ

O que é a Incubadora CEI?

O Centro de Empreendimentos em Informática – CEI é uma das mais importantes incubadoras de empreendimentos e projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Brasil.
Desde 1996, vem incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas, apoiando e oferecendo suporte técnico a projetos de inovação tecnológica. É integrado ao Instituto de Informática da UFRGS, centro de excelência em pesquisa e ensino de Computação, trazendo muitos avanços da computação para o ambiente local.
O CEI foi a primeira incubadora de tecnologia fundada no sul do Brasil e é considerado um modelo de referência pelas agências brasileiras de avaliação. Já incubou mais de 40 novas empresas de TI.


Quais são as modalidades de incubação oferecidas pelo CEI?

Modalidade: Pré-Incubação Interna
Visa a oferecer suporte na adequação do modelo de negócios, na revisão dos produtos e serviços propostos e na verificação da viabilidade do negócio, além de completar procedimentos legais referentes à composição da empresa. Para atingir estes objetivos, os pré-incubados executam atividades assistidas e contam com serviços de acompanhamento.
A modalidade de pré-incubação interna oferece: módulo para trabalho em ambiente de uso compartilhado; serviços de apoio e infraestrutura de uso comum, compreendendo recepção, secretaria, acesso à intranet e à internet, limpeza das áreas comuns; e acesso a facilidades compartilhadas que incluem salas para reuniões, auditório, sanitários, copa-cozinha e biblioteca.

Modalidade: Incubação Interna
Na modalidade de incubação com opção residente, os empreendimentos têm à sua disposição sala de uso privado ou módulo de trabalho em ambiente de uso compartilhado. Também contam com apoio da gerência das incubadoras, de infraestrutura de uso comum compreendendo serviços de recepção, secretaria, acesso à intranet e à internet, limpeza das áreas comuns e acesso a facilidades compartilhadas que incluem salas para reuniões, auditório, sanitários, copa-cozinha e biblioteca.
Em cursos e consultorias, têm acesso preferencial.

Modalidade: Incubação Externa
Oferece os mesmos serviços da Incubação Interna, exceto sala de uso privado ou módulo de trabalho em ambiente de uso compartilhado. Doravante, os termos INCUBAÇÃO ou EMPRESA INCUBADA (sem detalhamento adicional) serão usados com caráter abrangente às opções RESIDENTE e de LOCALIZAÇÃO EXTERNA. Quando se referirem a apenas uma das opções, serão explícitas quanto a isso.


Quais são os requisitos necessários para concorrer à vaga no CEI?

• Os produtos ou serviços a serem desenvolvidos devem possuir características inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação ou negócios de impacto socioambiental;
• As propostas poderão ser apresentadas por pessoa física, individualmente ou em grupo. Obrigatoriamente uma das pessoas físicas proponentes deverá ter formação em Informática ou em áreas afins ou experiência na área de Informática. As propostas poderão ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços.


O que é o Programa de empresas não residentes da Rede Zenit e como posso me tornar uma associada?
A associação da sua empresa a este programa possibilita a conexão a todo o ecossistema de inovação da UFRGS. Para saber mais detalhes, clique no link.


Onde posso encontrar o quadro de avisos, atividades e outras informações úteis do CEI?

Você pode encontrar aqui o mural de avisos do CEI.


Qual o passo-a-passo para contratar um aluno da UFRGS como estagiário?
Você pode encontrar o passo-a-passo detalhado clicando aqui.


Como são formadas as bancas de avaliação do CEI-UFRGS?
As bancas são formadas levando em consideração a natureza técnica do negócio/projeto.
Normalmente, a banca é composta por um especialista técnico, um especialista de mercado – representante do Parque Zenit e direção do CEI.

Quais são os critérios que a banca utiliza para avaliar o meu negócio?
Os critérios de avaliação são inspirados nos seguintes eixos:
1- Eixo empreendedor: Dedicação ao negócio, desenvolvimento profissional e perfil para negócios;
2- Eixo Gestão: Organização do negócio; ideia de missão, visão e valores; responsabilidades dos integrantes;
3- Eixo mercado: Comportamento de vendas, busca de novos negócios, planos de marketing;
4- Eixo tecnologia: Melhoria nos produtos, novos projetos, inovação de processo/produto;
5- Eixo capital: Fluxo de caixa, investimentos, DRE, saúde financeira, demais controles.