Contato

Institucional | Apresentação

Missão: “Usar a ciência e a educação para gerar riqueza e inovação”.

O Centro de Empreendimentos em Informática – CEI é uma das mais importantes incubadoras de empreendimentos e projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do sul do Brasil. O CEI-UFRGS vem incentivando a criação e o desenvolvimento de startups, apoiando e oferecendo suporte técnico a projetos de inovação tecnológica. A incubadora é integrada ao Instituto de Informática da UFRGS, centro de excelência em pesquisa e ensino de Computação, trazendo muitos avanços da computação para o ambiente local.

Atualmente, a UFRGS oferece cerca de 1.155 m2 em espaço físico para incubação de empresas. Oferecendo salas, acesso à Internet, auditórios, salas de reuniões, secretaria, acesso à biblioteca, bibliotecas virtuais e área de estacionamento. Em termos de equipe, além da diretoria das incubadoras, composta pelo diretor e vice, há assistentes administrativos e apoio técnico que atuam no acompanhamento e suporte aos incubados. As consultorias são realizadas por professores da área, parceiros e outros empresários em áreas contábil, financeira, jurídica e de propriedade intelectual e patentes. Pela equipe do Parque Zenit, as incubadoras e os empreendimentos contam com apoio de comunicação, elaboração de projetos, suporte à programas de internacionalização de negócios, educação e capacitação empreendedora e capacitação em gestão de inovação.

Neste contexto, como parte integrante das ações do Parque, está a Rede de Incubadoras Tecnológicas da UFRGS (Reintec ou apenas Rede de Incubadoras). A Rede de Incubadoras, tem como objetivo centralizar e coordenar os interesses institucionais das incubadoras, onde, dentre outras ações, está o desenvolvimento de ações de apoio aos empreendimentos incubados, estímulo ao empreendedorismo e conexão com o ecossistema. Mais recentemente, em 2018, nasce na UFRGS a incubadora multissetorial Germina, no Campus Litoral Norte.

Em 1992 foi criada a IECBiot, Incubadora Empresarial do Centro Biotecnologia, em 1996 o Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) do Instituto de Informática, em 2004, a incubadora Hestia, que reúne empreendimentos provenientes da Escola de Engenharia e dos Institutos de Química e Pesquisas Hidráulicas. Em 2010 institui-se a criação do Parque Científico e Tecnológico Zenit, para atuar como elo de conexão entre as incubadoras, startups, empresas juniores, laboratórios tecnológicos e pesquisadores da Universidade, conectando-os com atores externos como empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento, espaços públicos e privados de empreendedorismo, governos e sociedade.

As incubadoras da UFRGS desde então, vem atuando em formato de Rede de Incubadoras, sistematizando melhorias de processos de forma contínua através do mapeamento e análise de processos com base em BPM (Business Process Management) e guiado pelas práticas certificadas pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) via Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE). A incubadoras CEI já é certificada em nível 2 e a Hestia em nível de maturidade 1.

Na base das ações importantes no âmbito deste projeto estão o homogeneização dos serviços em rede de nossas incubadoras, para fortalecer o acompanhamento dos incubados, a atração de novos empreendimentos e a conversão destes em cases de sucesso, tudo contribuindo na consolidação de sua atuação em rede para o apoio aos empreendimentos e potencializar o surgimento de negócios multidisciplinares e de maior impacto.