Contato

Institucional | Apresentação

Criado em 04/09/1996, o Centro de Empreendimentos em Informática – CEI possui a missão de “usar a ciência e a educação para gerar riqueza e inovação”. Atualmente o CEI é uma das mais importantes incubadoras de empreendimentos e projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do sul do Brasil, incentivando a criação e o desenvolvimento de startups, apoiando e oferecendo suporte técnico a projetos de inovação tecnológica. A incubadora é integrada ao Instituto de Informática da UFRGS, centro de excelência em pesquisa e ensino de Computação, trazendo muitos avanços da computação para o ambiente local.

A incubadora está localizada no andar térreo do prédio nº 43.424, junto ao Instituto de Informática da UFRGS e possui um espaço físico de 1.155 m2, divididos entre estacionamento, módulos de trabalho compartilhados, sala de coworking, salas privativas, laboratórios, cozinha, espaços de convivência, salas de reuniões, sala de design thinking, auditórios com capacidade para até 80 pessoas, além de toda a infraestrutura disponível no Campus do Vale da UFRGS. A disponibilidade de espaços vai além dos limites físicos da incubadora, tendo a sua disposição sala de reunião no campus central da UFRGS.

Em relação a equipamentos tecnológicos, o CEI oferece equipamentos de ponta, tais como internet de alta velocidade, drones, TV’s de 55 polegadas, impressoras 3D, laboratório de informática, servidores de big data, equipamento de eye-tracking para avaliação de UX, salas de videoconferência, etc.

Além de toda a estrutura física disponível, o fato do CEI pertencer ao Instituto de Informática facilita o acesso à biblioteca, aos docentes, aos alunos e aos mais diversos grupos de pesquisa.

A equipe de capacitação empreendedora da incubadora participa de maneira ativa de todas as fases de maturação do negócio durante o período de residência e pós-residência. Esta equipe é composta por duas diretoras (professoras do Instituto de Informática), dois servidores técnicos administrativos da UFRGS com formação em administração de empresas, um bolsista administrativo e consultores em várias áreas de conhecimento.

O CEI entende que a participação em ecossistema de empreendedorismo é uma importante ferramenta na consolidação dos negócios que apoia e por esta razão participa ativamente da REGINP (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação), ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e ASSESPRO

(Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).
Dentro do ambiente da UFRGS, o CEI compõe uma rede de inovação que possui entre os seus atores o Parque Zenit, a SEDETEC (Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico), EA (Escola de Administração), REINTEC (Rede de incubadoras da UFRGS) e a PROIR (Pró-reitoria de Inovação e Relações Institucionais).

Devido ao reconhecimento de sua eficácia na formação de novos negócios, o CEI possui a certificação CERNE 2. Este selo de eficiência é concedido pela ANPROTEC a ambientes de inovação que comprovem capacidade de desenvolver startups promissoras sob cinco eixos (Empreendedor, Tecnológico, Financeiro, Mercado e Gestão). Os níveis do CERNE variam de acordo com diversos critérios, sendo o nível máximo CERNE 4.

Todo este movimento do CEI em busca da excelência tem o intuito de fortalecer o suporte prestado aos incubados e atrair novos negócios que contribuam para o desenvolvimento social e ambiental do Brasil.

 

Infraestrutura

Instalado no Campus, em uma área própria de 800 m², abriga 20 módulos (com cerca de 25 m² cada) dotados de equipamentos de informática, móveis, ar condicionado, telefone e acesso à internet de alta velocidade. Oferece ainda salas para palestras, salas para reuniões e secretaria, além do acesso à Biblioteca do Instituto de Informática, bibliotecas virtuais e à área de estacionamento.

Serviços

O CEI dispões de uma equipe treinada para metodologia própria para acompanhamento da estruturação e desenvolvimento das empresas em suas diferentes dimensões: organização, recursos humanos, inovação, marketing e negócios. Além disso, disponibiliza para as empresas participantes serviços de consultorias nas áreas contábil, financeira, jurídica e de propriedade intelectual e patentes. Também incentiva e auxilia na participação das empresas em feiras e eventos.

Empresas Incubadas contam com:

  • Salas mobiliadas;
  • Laboratórios compartilhados;
  • Acesso à internet de alta velocidade;
  • Sala de treinamento;
  • Sala de reuniões;
  • Biblioteca do Instituto de Informática;
  • Consultorias e mentorias;
  • Treinamentos em práticas modernas;
  • Auxílio na elaboração do Plano de Negócios;
  • Assessoria na busca de informações tecnológicas;
  • Apoio à participação de cursos e palestras;
  • Serviços de secretaria;
  • Vigilância;
  • Limpeza;
  • Auditório;
  • Estacionamento;
  • Acompanhamento a feiras e eventos.

Serviços Com Contrapartida Financeira:
São serviços disponíveis para todo o público e interessados mediante contratação.