
Título: Startups de tecnologia, cientistas da computação e os estranhos do domínio
Palestrante: Pedro Dusso, cofundador executivo da Aegro
Data: 20/10/2021, 12h45
Local: mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf ou https://www.youtube.com/seriedeseminariosdoinf
Resumo:
Fundadores e VCs (“venture capitalists”) tendem a supervalorizar a experiência, mas a experiência é uma faca de dois gumes. Por um lado, é difícil ter boas ideias quando você não entende o problema bem o suficiente para tentar resolvê-lo. Mas, por outro lado, se você possui um conhecimento de domínio profundo existente, você corre o risco de entrincheiramento cognitivo. “Quando os fundadores se apegam demais aos padrões de pensamento existentes, eles se tornam prisioneiros de seus próprios protótipos.”
Para os fundadores, o modelo mental de ser um estranho em seu setor pode ser uma vantagem nos primeiros dias. É improvável que o Uber tenha se originado de dentro da associação de taxistas, ou do Airbnb, da administração do hotel – essas inovações revolucionárias vieram de fora.
Os melhores fundadores sabem quando repensar as suposições que eles e todos os outros fizeram sobre uma área, tecnologia ou mercado. Isso desbloqueia o pensamento inovador para tornar possível o que parece impossível.
Mini-bio:
Cientista de computação, formado na UFRGS, cofundador e hoje diretor executivo da Aegro.
Participe!!!