O programa “Alavanca Digital” do Sebrae RS tem o propósito de impulsionar empreendedores que atuam no rio Grande do Sul por meio de subsidio financeiro para o desenvolvimento de tecnologias que apoiem o escalonamento dos negócios.
O Centro de Empreendedorismo em Informática (CEI.UFRGS) foi a única instituição de ciência e tecnologia (ICT) contemplada na modalidade 2 do edital lançado pelo SEBRAE (Confira o resultado em https://www.worldlabs.org/opportunity/alavanca-digital-2023).
A proposta do CEI foi baseada na possibilidade de subsidiar o desenvolvimento de protótipos para cinco empresas que pertençam ao nosso ecossistema. As 5 empresas (Pura, Zelle, Inplace, Tidesat e Save) terão o prazo de 12 meses para desenvolver e testar protótipos que estejam alinhado com as suas modelagens de negócios.
O programa visa catalisar projetos inovadores ao longo de 12 meses, oferecendo subsídio de 90% para a proposta de cada uma das empresas. O gerente do CEI, Tiago Quim, expressa entusiasmo sobre a participação das empresas no programa: “Estamos empolgados com a oportunidade proporcionada pelo Alavanca Digital. As empresas do CEI podem dar um salto de excelência e inovação e acreditamos que essa iniciativa impulsionará significativamente novos avanços no desenvolvimento de novos produtos”.
O CEI acompanhará desenvolvimentos destes protótipos auxiliando em questões técnicas, oferecendo mentorias e consultorias para definição do escopo e proporcionando a participação de profissionais especializados de nossa universidade e de mercado que apoiem o desenvolvimento dos produtos. A ideia é que ao final dos doze meses as empresas tenham um produto ou serviço validado para ida ao mercado.
As empresas selecionadas apoiadas pelo edital com o intermédio do CEI atuarão nos eixos-chaves: Gestão Financeira, Marketing & Vendas, Pessoas, Cadeia de Suprimentos e Processos.
O CEI está junto com as empresas Pura, Zelle, Inplace, Tidesat e Save e a expectativa é que surjam novos produtos inovadores que atendam necessidades do mercado.