Contato
Publicado em: 17/10/2024

CEI Talks + SemINF

Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS

QUARTA-FEIRA, 23/10/2024
Horário: 12h45min
Duração: 45min
Local: Auditório 0 (Prédio 43412) – Instituto de Informática – UFRGS – Campus do Vale
Canal: youtube.com/@seminariosINF
Devido à limitação de espaço garanta o seu lugar através do formulário de inscrição.

DeepTechs do INF – Oportunidades e Desafios

Palestrantes:
Luciana Nedel
André Reis
Manuel Menezes de Oliveira Neto

Resumo:

Essa edição da série CEI Talks irá discutir oportunidades e desafios relacionados à criação de deep techs a partir dos projetos de pesquisa conduzidos no Instituto de Informática da UFRGS. Como insumo para essa discussão, os palestrantes irão fazer uma rápida apresentação de três deep techs criadas por pesquisadores do Instituto e que estão atualmente em estágios distintos de evolução.

A InPlace oferece soluções remotas para ensino de lógica e circuitos digitais, com alta escalabilidade e uso de padrões industriais. A solução é oferecida como um serviço de software (emulação), para o qual está sendo desenvolvida uma IA assistiva associada.

O projeto Metahealth, desenvolvido no laboratório VisLab do INF e financiado pela RNP e CNPq, visa oferecer uma plataforma para ensino e treinamento na área da saúde através de simuladores imersivos. Através de uma plataforma web, professores criam casos médicos que são em seguida transformados em simuladores, nos quais os estudantes realizam suas tarefas em realidade virtual. O projeto conta com a participação de parceiros da UFRGS, HCPA e UFPel e deve gerar uma startup até o final deste ano.

A RevolutionEye é uma startup que busca desenvolver soluções inovadoras para avaliação da qualidade visual humana, provendo alternativas portáteis para equipamentos oftalmológicos. Seu primeiro produto é um aparelho para avaliação do campo visual, que auxilia no diagnóstico de glaucoma, doenças da retina, problemas no nervo ótico, e alterações do campo visual.

Mini-bio:

Luciana Nedel é Professora Titular no Instituto de Informática da UFRGS, onde atua também como pesquisadora e diretora do Centro de Empreendimentos em Informática. Ela obteve seu doutorado pela EPFL, em Lausanne, Suíça, em 1998. Tem trabalhado com pesquisa nas áreas de realidade virtual e UX há mais de 25 anos, desenvolvendo projetos de realidade virtual tanto com grandes empresas como com startups.

André Reis é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, com pesquisas nas áreas de automação de projeto e síntese lógica de circuitos e sistemas eletrônicos. Ele obteve seu doutorado em Sistemas Automáticos e Microeletrônicos pela Université Montpellier II, França, em 1998. Foi pesquisador visitante na University of Minnesota, na Universidade Autónoma de Barcelona e na University of Texas at Austin. Foi Cientista Chefe da empresa dinamarquesa Nangate A/S, em um pós-doutorado empresarial, entre 2006 e 2009, e também membro do seu conselho técnico, tendo sido responsável pela atração da empresa para estabelecer uma filial brasileira, que operou de 2006 a 2011. Durante sua atuação na Nangate, desenvolveu grande competência na área de patentes, tendo sido co-inventor de vários pedidos de patentes depositados neste período, que já resultaram em 10 patentes concedidas e publicadas pelo USPTO (Estados Unidos). Ele é fundador da empresa inPlace Design Automation, incubada no CEI/UFRGS.

Manuel Menezes de Oliveira Neto é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS. Ele obteve seu doutorado pela University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos, em 2000. Antes de ingressar na UFRGS em 2002, foi Professor Assistente no Departamento de Ciência da Computação da  State University of New York at Stony Brook (entre 2000 a 2002). Durante o ano acadêmico 2009-2010, foi Visiting Associate Professor no MIT Media Lab. Seus interesses de pesquisa incluem computação gráfica, processamento de imagens, fotografia computacional e visão (tanto humana como de máquina). Nessas áreas, ele desenvolveu diversas técnicas, incluindo mapeamento de textura de relevo, técnicas de filtragem de imagens e vídeos em tempo real em espaços de alta dimensionalidade, algoritmos eficientes para a transformada de Hough, novos modelos baseados em fisiologia para a percepção de cor e para o reflexo pupilar à luz, e novas técnicas interativas para avaliação de acuidade visual. O Professor Manuel recebeu diversas distinções, de diferentes sociedades científicas nacionais e internacionais.