Contato
Publicado em: 24/06/2016

Cognitiva Brasil na Bett Brasil Educar 2016

Empresa do CEI busca novas abordagens para a educação

IMG_20160519_085857427

A Cognitiva Brasil, empresa graduada pelo CEI e instalada no Parque Zenit, participou da Bett Brasil Educar 2016, maior evento de educação do Brasil e da América Latina, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 18 e 21 de maio, para conferir as novas tendências em educação.

O evento foi dividido em congresso e feira, e no congresso ocorreram diversas palestras sobre a modalidade chamada “sala de aula invertida”, o qual desfaz o modelo de aulas expositivas e tarefas de fixação em casa. Nesse modelo de ensino o aluno recebe um roteiro de estudos para casa e as atividades são desenvolvidas em aula com o acompanhamento de um professor.

De acordo com os sócios Marcos Nunes e Luiz Rossi, “a ideia desse modelo é aproveitar a vastidão de acesso à informação, hoje disponível na internet, e trabalhar em sala de aula atividades mais desafiadoras. Muitas das iniciativas desse modelo agregam o sistema de separação em ‘estações de trabalho’ onde os alunos são divididos em grupos para desenvolver as atividades. Nesse sistema é essencial que os grupos estejam bem distribuídos, de modo que os alunos que tenham mais facilidade ajudem os outros”. Segundo eles, a tecnologia pode ajudar muito nesses novos processos, pois abordagem como essas que mudam o paradigma da sala de aula são um grande trabalho para os professores, e ferramentas que facilitem isso seriam muito interessantes, especialmente no momento em que os alunos estão longe da sala de aula.

Para os sócios, mesmo com uma seção apenas de startups foram poucas as que apresentaram alguma inovação disruptiva, tanto de metodologia quanto de tecnologia. Havia algumas de maior destaque que tratavam de realidade virtual e de introdução à programação com uso de robôs, mas com aplicações ainda restritas, afirmaram. Para eles “as tecnologias na área da educação têm muito ainda a evoluir, porque o que mais viram foram softwares de agenda escolar, temas de casa e portais de conteúdo para o ENEM”.

A empresa Cognitiva Brasil vem desenvolvendo ambientes adaptativos de aprendizagem e apoio pedagógico, diferente do que foi visto na feira pelos seus sócios.