A MissãoTécnica Anprotec 2017, que será realizada entre os dias 17 e 29 de setembro, na Espanha e Turquia, visa estimular a troca ideias, ampliar o networking e firmar cooperações que beneficiem os ecossistemas científicos dos países envolvidos. Os representantes da UFRGS serão as incubadoras CEI e Hestia e o Parque Zenit.
O primeiro país a ser visitado será a Espanha, onde os membros da delegação brasileira poderão conhecer o Parque Tecnológico de Andaluzia (PTA), que, além de suas mais de 600 empresas inovadoras, sedia importantes organizações, como a Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), a Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) e a Rede de Tecnologia de Andaluzia (RTA).
Também será visitado um importante parceiro da Anprotec, o Parque Científico de Bizkaia, que abriga a Tecnalia, primeiro centro de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico da Espanha. Em Barcelona, será a vez da La Salle Technova, uma das principais incubadoras de tecnologia da Europa, a Rede de Parques de Ciência e Tecnologia da Catalunha (XPCAT), e o primeiro parque científico da Espanha, o Parque Científico da Universidade de Barcelona.
A Missão será finalizada na Turquia, em Istambul, na 34ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), um dos maiores eventos do mundo na área de ambientes de inovação que terá como tema “Parques Científicos e ecossistemas de inovação naturais: articulando tendências e estratégias futuras”.
Começo promissor
Na Espanha, as incubadoras CEI e Hestia e o Parque Zenit UFRGS estabeleceram termos de cooperação com a Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), para o uso compartilhado de uma plataforma de soft landing para as empresas incubadas e residentes que tenham interesse em internacionalização dos seus negócios.
