Temos orgulho em compartilhar uma conquista que reforça o potencial da ciência empreendedora que nasce no nosso ecossistema.

A TideSat, empresa incubada no CEI/UFRGS, representada pelo pesquisador-empreendedor Vitor Hugo de Almeida Junior, conquistou o 1º lugar entre 10 startups brasileiras no Academy-Industry Training (AIT) – programa internacional promovido pela Swissnex, que conecta pesquisadores-empreendedores do Brasil e da Suíça.
O AIT é mais do que uma competição: é um espaço de imersão em centros de pesquisa e inovação no Brasil e na Suíça, que fortalece startups de base científica e impulsiona a internacionalização.
A vitória da TideSat é também a vitória da ciência aplicada, da inovação gaúcha e do empreendedorismo que conecta universidades, empresas e sociedade. Uma prova de que o conhecimento que nasce nos nossos laboratórios pode se transformar em negócios competitivos globalmente, gerando impacto positivo local e internacional.
Parabenizamos o Vitor e toda a equipe TideSat por levarem o nome da nossa incubadora e da UFRGS a um novo patamar de reconhecimento global. Em 2026, a TideSat representará nosso ecossistema na Suíça na segunda etapa do programa!