Português English
Contato

Mestrado

O ingresso do aluno no Mestrado em Ciência da Computação pressupõe o vínculo a um professor orientador estabelecido já no processo seletivo. O objetivo fomentar o início do trabalho de pesquisa de mestrado o mais cedo possível.

Não há disciplinas obrigatórias para todos os alunos, já que o Programa inclui um espectro bem amplo de linhas de pesquisa. O elenco de disciplinas é construído de forma a garantir que cada aluno curse disciplinas consideradas básicas em sua linha de pesquisa e ainda tenha liberdade para escolher, em comum acordo com seu orientador, disciplinas avançadas que venham a complementar sua formação como pesquisador. É oferecido um número razoável e adequado de disciplinas de Tópicos Especiais, algumas visando aproveitar a vinda de professores visitantes ou a exploração de temas novos, antes de oferecê-los como disciplinas regulares.

Durante a fase de créditos, os alunos devem realizar um pequeno projeto de pesquisa, que dá origem a uma monografia (Trabalho Individual), cujo objetivo é sedimentar os aspectos de metodologia de pesquisa necessários ao mestrado. Ao final deste trabalho, ainda no primeiro ano de curso, o aluno deve elaborar e apresentar o Plano de Estudo e Pesquisa, correspondendo ao projeto da dissertação de mestrado. A realização da dissertação é, preferencialmente, vinculada a um projeto conduzido pelo orientador no âmbito do seu grupo de pesquisa, oferecendo ao aluno a oportunidade de trabalhar em conjunto com outros pesquisadores.

Dentro desta estrutura, os alunos realizam créditos e Trabalho Individual no primeiro ano do curso e, no segundo ano, a dissertação de mestrado. No início do seu segundo ano todo aluno de mestrado deve escrever e apresentar, perante uma banca de professores do programa, um artigo referente ao andamento da sua dissertação. Tal atividade permite uma avaliação intermediária das dissertações.

O PPGC dispõe, a cada ano, de de diversas bolsas de estudo. A maioria das bolsas são provenientes das agências de fomento (CAPES e CNPq), gerenciadas pela coordenação do curso. Há também bolsas do CNPq e de projetos ligados a empresas gerenciadas diretamente pelos orientadores.