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NDIP100

NDIP100 – Empreendedorismo e Inovação I

NÍVEL: PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

CARGA HORÁRIA: 3 horas/semana – 15 semanas

Créditos: 3

Vagas: 30

Professores Responsáveis: Érika Cota (erika@inf.ufrgs.br) e Michèle Oberson de Souza
(michele.souza@ufrgs.br)

Súmula: Conceitos de Empreendedorismo; Autoconhecimento; Paradigma do Empreendedorismo;
Comportamento empreendedor; Processo criativo; Processo da Inovação (universidade – sociedade);
Proteção da propriedade intelectual; Transferência do conhecimento; Gestão da Inovação; Modelo de
Negócios; Planejamento Estratégico; Análise de Mercado; Plano de Marketing; Plano de Negócios;
Planejamento Financeiro.

Objetivos:

A disciplina objetiva, em linhas gerais, fornecer elementos teórico-práticos para fomentar a inovação, a
criatividade e o espírito empreendedor nos participantes em todas as áreas do conhecimento. Serão
oportunizadas e incentivadas reflexões entre os participantes da disciplina sobre a oportunidade de criar
empreendimentos como opção de carreira.
Mais especificamente, suscitar o debate acerca das etapas para o empreendimento de novas ideias;
analisar os elementos influenciadores neste processo; bem como discutir questões de posicionamento
em mercados em nível local, nacional e global. Para contextualizar o processo da inovação, serão
apresentadas as estruturas tais como parque tecnológico, empresas incubadas, start-up, spin-off, etc.
Enquanto resultados, o objetivo principal da disciplina é o de familiarizar os alunos de pós-graduação com
a possibilidade de empreender e inovar, partindo-se de um autoconhecimento, passando-se pelos
conceitos teóricos necessários para empreender e finalizando-se com um projeto inovador respondendo
a um desafio. Será introduzida a regulamentação que visa em proteger a propriedade intelectual e em
efetuar a transferência de tecnologia. Enquanto resultados secundários, o objetivo é o de desenvolver
uma atividade interdisciplinar que proporciona evidenciar a importância do compartilhamento de
habilidades complementares. Ao final da disciplina, os alunos experimentarão a aquisição dos conteúdos
apresentando o planejamento de uma oportunidade.

Conteúdo Pragmático:

  • Introdução aos conceitos de empreendedorismo
  • Ferramentas de Planejamento
  • Análise de Marketing
  • Plano de Marketing
  • Plano de Negócios
  • Planejamento Financeiro
  • Proteção Propriedade Intelectual
  • Transferência de Tecnologia
  • Estruturas no Caminho da Inovação
  • Viabilidade Financeira
  • Apresentação de Pitch para a Banca

Método de Trabalho:

Desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, seguidas de debates e exposição de conceitos
básicos, realização de trabalhos individuais, em grupos e aplicação prática de conteúdos. Paralelamente
serão realizadas atividades empregando ferramentas de Ensino a Distância (EAD).

Critérios de Avaliação:

A avaliação é composta de duas partes: atividades com entregas semanais (ES) que representam o
desenvolvimento do projeto (50%) e síntese e apresentação final do projeto (PF), apresentadas,
respectivamente, na forma de um Modelo de Negócios e Pitch (50%).
No decorrer do semestre, são propostas uma série de atividades necessárias para o desenvolvimento de
um projeto inovador. O desenvolvimento dessas atividades é assíncrono e haverá uma data limite para
entrega, podendo algumas serem realizadas em grupos e outras individualmente. A média aritmética
simples dessas atividades formará a nota ES. Ao final do semestre, as atividades desenvolvidas ao longo
do semestre são sintetizadas na forma de um Modelo de Negócios e apresentadas em formato de pitch.
O modelo de negócios é um documento PDF que deve ser entregue pelo Moodle. O Pitch é um vídeo com
a apresentação do grupo (um por grupo) e, também entregue pelo Moodle. Dessa forma, a média final
(MF) será obtida através da soma das notas das atividades realizadas ao longo do semestre (ES) com a
nota da entrega e apresentação do modelo de negócios (PF).
A conversão da média final numérica para conceito será feita da seguinte maneira:
MF >= 9,0 : Conceito A
9,0 > MF >= 7,5 : Conceito B
7,5 > MF >= 6,0 : Conceito C
MF < 6,0 : ver Atividades de Recuperação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média final (MF) maior ou igual a 6,0.
Os alunos que não alcançarem média MF igual ou superior a 6,0 poderão realizar uma atividade avaliativa
geral de recuperação, realizada de forma assíncrona, em período a ser divulgado no Moodle da disciplina,
e que versará sobre todo o conteúdo da disciplina. O aluno em recuperação que atingir a nota mínima
necessária (SEIS) será aprovado com conceito “C”, caso contrário, será reprovado (conceito “D”).

OBS 1: Não haverá recuperação de nota por não entrega na data da realização dos trabalhos e defesa
de projeto, salvo exceções, via junta médica ou aquelas acertadas com o professor.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  • AFUAH, Allan. Business Model Innovation: Concepts, Analysis, and Cases. Routledge, 2014.
  • BLANK, Steve. DORF, Bob. The Startup Owner´s Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great
    Company. K&S Ranch Publisching Division. Volume I, 2012.
  • BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review. p.84-95. June, 2008.
  • BURGER-HELMCHEN, Thierry. Entrepreneurship – Creativity and Innovative Business Models. InTech,
    2012
  • BYGRAVE, William D.; ZACHARAKIS, Andrew. (Org.) The portable MBA in entrepreneurship. 4ed. New
    Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2010.
  • DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. Sextante, 2008.
  • HASHIMOTO, Marcos; LOPES, Rose Mary A.; ANDREASSI, Tales; NASSIF, Vania Maria J. Práticas de
    empreendedorismo: casos e planos de negócios. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2012.
  • NECK, H.; BRUSH, C. Idealab. Symposium for Entrepreneurship Educators. Wellesley/MA: Price Babson,
    2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  • BERNARDI, Luiz Antonio – Manual de empreendedorismo e gestão: Fundamentos, Estratégias e
    Dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2012.
  • MENDES, Jerônimo – Manual do Empreendedor – Como construir um empreendimento de sucesso.
  • Leitura de textos que serão fornecidos no decorrer da disciplina.
  • Utilização da plataforma Moodle e DreamShaper.