Português English
Contato
Publicado em: 25/03/2010

Defesa de Dissertação de Mestrado em Modelagem Conceitual e Bancos de Dados

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————————
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Carolina Ming Chiao
Orientador: Prof. Dr. Cirano Iochpe

Titulo: Descoberta e Análise de Co-ocorrências de Padrões de Atividade de Workflow – Um Estudo Empírico
Área de Pesquisa: Modelagem Conceitual e Bancos de Dados

Data:  26/03/2010
Hora: 14h
Local: Auditório Prof. José Volkmer de Castilho (Verde), Prédio 43424

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
Profa. Dra. Renata de Matos Galante (UFRGS)
Prof. Dr. Stanley Loh (UCPEL)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Cirano Iochpe

Resumo:
O trabalho de qualquer organização pode ser representado e analisado através dos processos de negócio que desenvolve. O relacionamento da organização com clientes e fornecedores é implementado por processos de negócio, assim como a interface interna entre o nível estratégico e operacional da organização. Também o trabalho das áreas de engenharia, produção, financeira e gestão pode ser representado na forma de processos de negócio.
O projeto ProWAP (Process Modelling based on Workflow Activity Patterns), desenvolvido em conjunto com o grupo de pesquisa em workflow da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o grupo de pesquisa em Banco de Dados e Sistemas de Informação da Universidade de Ulm, na Alemanha, tem como objetivo criar uma abordagem de reuso de funções de negócio recorrentes. Estes fragmentos, ou funções de negócio recorrentes, são representados através de padrões de atividade de bloco para modelagem de processos e possuem uma semântica bem definida e auto-contida.
A modelagem de processos é baseada, hoje em dia, somente em elementos sintáticos, além de os modelos serem geralmente modelados desde o início, o que significa altos custos, tanto de tempo quanto financeiros. Uma ferramenta que ofereça suporte ao (re-)uso de estruturas recorrentes pode reduzir estes custos, uma vez que estas estruturas representam soluções a problemas semelhantes e podem, eventualmente, ser aplicadas a determinados problemas no contexto da modelagem do processo. De modo a prover ao usuário suporte ao reuso, pretende-se construir uma ferramenta de modelagem que tenha como base os padrões de atividade. Esta ferramenta, além de oferecer suporte ao reuso, pretende auxiliar o usuário, de maneira inteligente, sugerindo a ele diferentes padrões subsequentes aos padrões já modelados em seu processo.
Para tal, este trabalho apresenta um conjunto de informações acerca de co-ocorrências entre padrões de atividade. Estas foram obtidas a partir de um estudo empírico sobre uma amostra de processos de negócio reais modeladas no Brasil e na Alemanha. A partir deste estudo, foram obtidos conhecimentos a respeito da co-ocorrência de pares de padrões de atividade. Além de obter um ranking de co-ocorrências, o estudo permitiu evidenciar que contextos de aplicação influenciam diretamente nos relacionamentos e associações entre padrões de atividade.

Palavras-Chave: processos de negócio, workflow, padrões de workflow, modelagem de processos de negócio