Publicado em: 24/03/2010

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Eliane Gobetti de Camargo
Co-Orientador: Prof. Dr. Juergen Rochol

Titulo: Uma Arquitetuta de Escalonamento Hierárquica para Transmissões uplink em Redes IEEE 802.16e Baseadas em OFDMA
Área de Pesquisa: Sistema de Computação

Data:  26/03/2010
Local: Sala 109 Prédio 67

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Luci Pirmez (UFRJ)
Prof. Dr. Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
Prof. Dr. João Cesar Netto (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Juergen Rochol

Resumo:
O padrão IEEE 802.16e é uma tecnologia emergente para redes de próxima geração com suporte à qualidade de serviço para usuários fixos e móveis. No contexto de aplicações móveis, a técnica OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) deve ser empregada para multiplexação de canais de rádio frequência, suportando a alocação simultânea do canal para múltiplos usuários. Porém, essa alocação, considerando a estrutura do quadro OFDMA, não é definida pelo padrão IEEE 802.16e. A maioria das pesquisas atuais sobre arquiteturas de escalonamento baseadas nessa técnica de multiplexação estão focadas na transmissão downlink ou consideram apenas parcialmente os aspectos decorrentes do emprego da técnica OFDMA. Sendo assim, neste trabalho é apresentada uma arquitetura de escalonamento hierárquica, com dois níveis, para transmissões uplink em redes IEEE 802.16e, baseadas em OFDMA. A arquitetura proposta aborda a divisão do subquadro uplink entre oportunidades de requisição de banda e oportunidades de transmissão de dados, no Nível 1, e a seleção das requisições de banda para atendimento, no Nível 2. A proposta considera, além da técnica de multiplexação do canal, as cinco classes de serviço previstas pelo padrão IEEE 802.16e e o mecanismo de alocação de banda definido para a tecnologia. Uma ferramenta de simulação foi desenvolvida para avaliar o desempenho da proposta, considerando os diferentes aspectos da arquitetura e comparando com trabalhos relacionados. A avaliação é realizada considerando métricas como atraso médio no atendimento de requisições, percentual de requisições descartadas e a utilização do quadro.

Palavras-Chave: escalonamento, OFDMA, IEEE 802.16e, WiMAX