UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
Aluna: Isabela Gasparini
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta
Coorientador: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira
Título: Aspectos Culturais no Modelo do Usuário em Sistemas Adaptativos Educacionais: Fundamentos, Proposta e Experimentação
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação
Data: 20/12/2013
Horário: 09h30min
Local: Prédio 43412- Sala 218, Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Carla Maria Dal Sasso Freitas (UFRGS)
Profa. Dra. Junia Coutinho Anacleto (UFSCAR)
Prof. Dr. Seiji Isotani (USP)
Prof. Dr. Marco Antonio Alba Winckler (Univ. Paul Sabatier)
Resumo:
Embora os sistemas e-learning sejam utilizados por diferentes tipos de usuários, com diferentes perfis e culturas, geralmente ele é criado e mantido sem levar em conta essa diversidade. Em tempos em que os sistemas baseados na web precisam fornecer suporte para uma quantidade cada vez maior de material e torná-lo disponível para as diferentes populações em todo o mundo, a introdução do conceito de cultura nos sistemas baseados na web está se tornando uma necessidade, um desafio, e uma questão relevante e oportuna. De fato, considerar a cultura tanto em informática na educação quanto na interação humano- computador é uma questão importante, pois a cultura tem um forte impacto sobre muitos processos cognitivos e afetivos relacionados com a aprendizagem. Além disso, pessoas com diferentes origens culturais desenvolvem interpretações e estratégias alternativas, que consequentemente, são refletidas em suas interações com as tecnologias de aprendizagem.
Esta tese apresenta uma nova abordagem para a modelagem de usuários em sistemas adaptativos educacionais, levando em consideração o contexto cultural complementar a 3 outros tipos de informação contextual: tecnológica (relacionada à plataforma e ao dispositivo), educacional (relacionada aos estilos de aprendizagem e a outros aspectos pedagógicos) e pessoal (relacionada com as preferências e informações pessoais dos alunos). Estas características contextuais visam melhorar as capacidades de personalização, fazendo uso de um conjunto de ontologias para representar as propriedades de contexto do usuário. De fato, o contexto cultural de um usuário molda sua percepção sobre características do sistema: um determinado contexto cultural possivelmente faz com que um usuário se concentre em um conjunto de informações e ignore outros. Assim, as características do sistema apropriadas para uma cultura podem não ser adequadas para outras; e o projeto do sistema precisa ser facilmente adaptado para diferentes culturas. Como um mecanismo de teste desta pesquisa, um sistema e-learning open-source chamado AdaptWeb foi ampliado para incorporar a nossa abordagem de adaptação baseada no contexto cultural.
As principais características da nossa abordagem são descritas, representando explicitamente a rica noção de contexto como uma extensão da modelagem tradicional do usuário. Nossa abordagem detalha (i) como a adoção de ontologias é usada para a representação do modelo contextual e (ii) como as questões culturais são introduzidas na interface do usuário (apresentação, componentes de diálogo e conteúdo), melhorando a usabilidade e tornando a personalização mais adequada. Para avaliar nossa proposta, realizamos um experimento com um grupo de 65 estudantes de três países diferentes com foco em alguns aspectos de usabilidade relacionados às extensões do AdaptWeb e a satisfação do usuário sobre a adaptação cultural fornecida.
Palavras-Chave: Adaptabilidade, modelo do usuário, aspectos culturais, sensibilidade ao contexto