Português English
Contato
Publicado em: 14/12/2010

Defesa de Proposta de Tese em Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE PROPOSTA DE TESE

Aluno: Luciano Vargas Flores
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta

Título: Uma Infraestrutura para o Design da Interação Musical com Dispositivos Móveis Cotidianos
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação.

Data: 20/12/2010
Horário: 13:30h
Local: Sala dos Conselhos 220 – Prédio 43412 – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Carla Maria Dal Sasso Freitas (UFRGS)
Profa. Dra. Júnia Coutinho Anacleto (UFSCAR)
Prof. Dr. Richard Faust (UFSC)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta

Resumo: Esta é uma proposta de tese de doutorado exploratória e multidisciplinar, que envolve as áreas de Interação Humano-Computador, Computação Musical e, em menor extensão, Computação Ubíqua. O trabalho aqui previsto investiga a integração entre estas áreas como base para o desenvolvimento de sistemas interativos em dispositivos móveis, para apoio a atividades musicais. Este tema se traduz em uma sub-área ainda emergente, denominada Mobile Music (música em dispositivos móveis).
Na “mobile music” ainda existe pouco trabalho efetivamente integrando conhecimento destas diversas áreas, e principalmente ainda poucos trabalhos com enfoque da Ciência da Computação. Constatamos que um problema central é o da interação com dispositivos móveis em atividades musicais, e que os trabalhos existentes apresentam soluções específicas, havendo a necessidade de uma proposta de organização de conceitos e de fundamentação para o design de interação nesta área. Portanto, partindo da perspectiva de Interação Humano-Computador, esta pesquisa irá desenvolver e propor uma infraestrutura para o design de interação de aplicações musicais destinadas a dispositivos móveis de consumo comuns (“consumer mobile devices” – telefones celulares, smartphones e computadores de mão), visando facilitar a criação de sistemas interativos nestes dispositivos sem qualquer modificação – propomos que os usuários reaproveitem os recursos computacionais dos aparelhos que já possuem, seguindo uma premissa igualmente proposta de acessibilidade a leigos em música.
A infraestrutura proposta compõe-se de conceitos e princípios, padrões de interação (“interaction patterns”), processos e ferramentas para apoiar o design de novas experiências musicais em dispositivos móveis. Leva-se em conta as características próprias dessa plataforma e os recursos de computação, informação e comunicação que ela disponibiliza, e apóia-se na experiência e conhecimento adquirido pelo doutorando no decorrer de seu trabalho com pesquisas do Grupo de Computação Musical da UFRGS e, em particular, no design de interação e desenvolvimento de vários aplicativos para atividades musicais em dispositivos móveis. Essas aplicações musicais foram construídas como parte da metodologia exploratória deste trabalho, permitindo a emergência e refinamento das idéias que o compõem, e também integram a infraestrutura proposta como exemplos e validação de seu emprego.

Palavra-Chave: Interação Humano-Computador, Design de Interação, Dispositivos Móveis, Computação Musical, Mobile Music, Música.